quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Arqueólogos descobrem propriedade samaritana de 1.600 anos com inscrição rara em Israel

Arqueólogos descobrem propriedade samaritana de 1.600 anos com inscrição rara em Israel

Arqueólogos de Israel descobriram e desenterraram uma vasta propriedade de 1.600 anos de um rico homem samaritano. A propriedade foi encontrada em Zur Natan, na planície sul de Sharon, e acredita-se que tenha sido parte de um extenso assentamento samaritano na área, quando a comunidade na Terra Santa estava no auge.

Durante a escavação, os pesquisadores descobriram uma inscrição grega, que diz: “Somente Deus ajude a bela propriedade do Mestre Adios, amém”. O mosaico tem 2,5 metros de comprimento e 1 metro de altura.

A inscrição, em grego, foi decifrada e traduzida pelo Prof. Leah Di Segni, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

“’Master’ foi uma honra dada aos membros seniores da comunidade e atesta a alta posição social dos proprietários da propriedade”, diz o Dr. Hagit Torge, diretor da escavação de salvamento em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Ele conta que a inscrição foi descoberta em um impressionante lagar de vinho que aparentemente fazia parte da propriedade agrícola de um indivíduo rico chamado Adios.

“Este é apenas o segundo lagar descoberto em Israel com uma inscrição de bênção associada aos samaritanos. O primeiro foi descoberto há alguns anos, em Apollonia, perto de Herzliya”, diz o Dr. Torge.

Samaritanos

Enquanto os pesquisadores não sabem muito sobre o Mestre Adios, o Dr. Torge diz que a inscrição prova que ele era uma parte importante da comunidade samaritana na época.

“A localização do lagar é perto do topo da Tel Zur Natan, onde permanece uma sinagoga samaritana e onde também foi encontrada outra inscrição, que revela o status elevado de Adios”, acrescenta o Dr. Torge.

Essa sinagoga é chamada de sinagoga Samaritana Zur Natan e foi transformada em igreja no século VI.

Um composto perto da sinagoga foi encontrado em anos anteriores. Ele contém grandes salas usadas para produzir óleo, vinho e farinha.

A descoberta recente e a rara inscrição são mais uma prova de que os samaritanos tinham uma comunidade próspera no sul da planície de Sharon, durante a era bizantina.

Os samaritanos originaram-se dos antigos hebreus no Antigo Testamento. O Novo Testamento detalha vários relatos de Jesus interagindo com os samaritanos. Em Lucas 17, Jesus cura dez leprosos. O único que agradeceu a ele foi um samaritano.

Jesus também encontrou uma mulher samaritana adúltera em João 4. Ele diz a ela que ele é o Messias e muitos samaritanos em sua área se tornam seguidores de Jesus.


Arqueólogos descobrem propriedade samaritana de 1.600 anos com inscrição rara em Israel publicado primeiro em https://guiame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário