terça-feira, 4 de junho de 2019

Europa se prepara para criar tribunal internacional para jihadistas do Estado Islâmico

Europa se prepara para criar tribunal internacional para jihadistas do Estado Islâmico

Especialistas de 11 países europeus e representantes da União Europeia (UE) e da ONU realizaram nesta segunda-feira (03) em Estocolmo uma primeira reunião para impulsionar a criação de um tribunal internacional que julgue jihadistas que combateram com o Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

O ministro do Interior sueco, Mikael Damberg, anfitrião do encontro, elogiou o “grande e crescente interesse” internacional pela iniciativa, que reuniu especialistas de Noruega, Finlândia, Dinamarca, Áustria, Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Suíça e Reino Unido, além da Suécia.

As conclusões do encontro serão apresentadas nesta sexta-feira (07) ao término de uma reunião da UE aos demais ministros de Interior, segundo explicou Damberg em um pronunciamento.

Além disso, o ministro sueco revelou que o governo holandês deve convocar uma conferência internacional sobre o tema para setembro em Nova York, coincidindo com a realização da Assembleia Geral da ONU.

A postura sueca é que o tribunal, que estaria situado na região do conflito para facilitar o acesso a provas e testemunhas, julgue também possíveis crimes de guerra cometidos por outras partes, embora Damberg tenha admitido a dificuldade dessa empreitada.

Vários países como Alemanha e Suécia, assim como a Comissão das Relações Exteriores do Parlamento Europeu, defenderam nos últimos meses a conveniência de criar um tribunal internacional para julgar os jihadistas que combateram com o Estado Islâmico.


Europa se prepara para criar tribunal internacional para jihadistas do Estado Islâmico publicado primeiro em https://guiame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário