quarta-feira, 25 de setembro de 2019

“Você não tem permissão para acreditar em Deus”, dizem oficiais ao fechar igrejas na China

“Você não tem permissão para acreditar em Deus”, dizem oficiais ao fechar igrejas na China

Temendo que a disseminação do cristianismo represente uma ameaça ao governo do Partido Comunista Chinês (PCC), as autoridades da província de Jiangxi reprimem cada vez mais locais religiosos privados.

"Você não tem permissão para acreditar em Deus. Se você quer acreditar em algo, então acredite no Partido Comunista”, é a frase proverbial que os oficiais do PCC pronunciam enquanto apresentam documentos emitidos pelo regume para fechar as igrejas domésticas.

Em março, o Departamento de Trabalho da Frente Unida de um comitê do condado da província de Jiangxi, sudeste, emitiu um documento solicitando o fortalecimento do trabalho ideológico para impedir a expansão de locais de reuniões cristãs particulares em áreas rurais, disputando o "território ideológico e o coração das pessoas".

O documento pede investigações abrangentes e repressão em locais privados de reuniões cristãs, com atenção particular às igrejas que estão se expandindo.

Nele há o alerta de que altos níveis de governo conduzirão inspeções aleatórias, e funcionários de nível básico que não tiverem atrasado o fechamento de espaços de reuniões privadas serão responsabilizados.

As autoridades devem utilizar um formulário de pesquisa para ajudar na investigaão de locais de reuniões privadas.

Documentos semelhantes também foram emitidos em outras partes da província de Jiangxi. Somente de março a abril, 12 locais de reuniões cristãs foram fechados no condado de Yongxiu, sob a jurisdição da cidade de Jiangxi, em Jiangxi.

O local da reunião da igreja doméstica da “Casa de Cristo” estava entre os locais de culto fechados no condado de Yongxiu:

Entre eles, estava o local da reunião da igreja doméstica “Light of Life”, localizado no andar abaixo do escritório da secretária do Partido, em uma vila no distrito de Yunshanbei.

Quando uma equipe de inspeção do condado visitante descobriu o local, as autoridades o consideraram uma “organização religiosa competindo contra o Partido por território ideológico”.

Os oficiais da cidade e da vila foram repreendidos por não prestarem atenção suficiente às atividades cristãs dentro da jurisdição. Logo depois, o local foi fechado, a placa “Light of Life” e a cruz foram removidas. As autoridades também ordenaram que o líder do local assinasse uma declaração prometendo cessar as atividades religiosas.

A pessoa encarregada de uma reunião de igreja doméstica no condado de Wannian, sob a jurisdição da cidade de Shangrao em Jiangxi, disse ao Bitter Winter que em maio, a polícia local o levou para interrogatório, durante o qual eles ameaçavam prendê-lo se não se juntassem à Igreja Three-Self, que é administrada pelo estado e continua realizando reuniões.

"Você acredita no Deus dos estrangeiros", afirmaram os oficiais. "O estado está em disputa com países estrangeiros agora, então temos medo de que você se coordene com elementos externos e se rebele, o que seria uma desvantagem para o Partido Comunista".

Não querendo se submeter ao controle do regime, o responsável pela igreja se recusou a se registrar na igreja oficial. Como resultado, o local da reunião foi forçado a fechar logo depois.

Juntamente com os líderes e pregadores da igreja, os proprietários de locais religiosos tornaram-se vítimas da campanha do governo para "retificar" igrejas domésticas, ou seja, para fazê-las ingressar na Igreja dos Three-Self.

Se a "retificação" for insatisfatória, o local será fechado "de acordo com a lei", serão confiscados materiais de atividades religiosas "ilegais" e os departamentos governamentais relevantes decidirão a punição dos proprietários, pregadores e outros envolvidos.

Conteúdo parcial do Manual Prático de Trabalho Religioso do Condado de Poyang

Sob a pressão dessa política, o governo intimidou os proprietários de muitos locais de reuniões de igrejas domésticas, ameaçando prendê-los se eles continuarem alugando suas propriedades para os fiéis.

Alguns frequentadores de igrejas que realizam reuniões em suas casas foram ameaçados de ter seus salários ou subsídios mínimos de vida revogados.

Forçados a fechar

Todos esses locais foram forçados a fechar como resultado de inspeções do PCCh.

Um local de reunião da igreja doméstica foi fechado e sua porta foi trancada na cidade de Yichun.

Outro espaço de reunião da igreja doméstica na cidade de Yichun foi fechado e sua porta foi lacrada.

Não apenas as igrejas não oficiais são perseguidas, mas as igrejas Three-Self também continuam sendo perseguidas. Pelo menos 14 locais de reuniões da igreja com três membros foram fechados à força no distrito de Yuanzhou, em Yichun, uma cidade no nível da prefeitura de Jiangxi, entre março e abril.

Entre eles, um local de reunião da igreja Three-Self no sub-distrito de Yinyzhou, em Jinyuan, foi fechado porque as autoridades locais alegaram que não havia sido aprovado.

A pessoa encarregada da igreja foi forçada a escrever uma declaração de garantia, que inclui declarações como: "Farei o que o Partido exigir, faço o que o Partido disser”; “Eu vou obedecer ao partido. De agora em diante, não vou mais realizar reuniões, louvar a Deus ou orar a Deus.”

Sem ter para onde se reunir, os crentes tinham que se reunir sob os beirais de uma casa de forma secreta. Quando as autoridades os descobriram, ameaçaram demolir a casa se mais alguma reunião fosse realizada, forçando os fiéis a procurar outro local secreto.

 


“Você não tem permissão para acreditar em Deus”, dizem oficiais ao fechar igrejas na China publicado primeiro em https://guiame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário