quinta-feira, 30 de abril de 2020

“A única forma de entender o que está acontecendo é pela Palavra de Deus”, diz pastor

“A única forma de entender o que está acontecendo é pela Palavra de Deus”, diz pastor

Em meio à pandemia do novo coronavírus, e a consequente crise política e econômica, o pastor Joel Engel diz que o mundo está vivendo “um cenário bíblico”, descrito por Jesus no trecho bíblico de Mateus 24, quando falou sobre o fim dos tempos.

“A única forma de entender o que está acontecendo hoje é através da Palavra de Deus”, disse Engel ao Guiame. “Tudo o que pode ser sacudido, vai ser sacudido — as nossas ideologias, nossas preferências e nossas prioridades. A única coisa que não pode ser sacudida e mudada é a Palavra de Deus”.

O pastor observa que o Brasil hoje enfrenta não só uma crise de saúde, mas uma crise econômica e política. “Estamos focando 100% no coronavírus, sendo que em algumas regiões não há nenhum caso confirmado e as pessoas sentem medo de ir ao hospital, podendo gerar mortes por outros tipos de doenças”, avalia.

Ele também comenta a crise política gerada entre alguns governadores, que através das restrições de isolamento social têm permitido que até mesmo cultos nas casas sejam interrompidos. 

“Vemos um espírito comunista nesses governadores”, observa. “Eu vejo o comunismo entrando em nossa nação abertamente e vejo um financiamento trilionário de comunistas comprando políticos e a imprensa”.

Engel também analisa o episódio envolvendo a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e seu embate com o presidente Jair Bolsonaro. “Há poucos dias, alguém me perguntou se sou a favor do Moro ou Bolsonaro. Isso eu já me decidi há muito tempo: eu sou a favor do Brasil e de todos aqueles que querem dar o sangue pela pátria”.

Apesar do atual cenário, o pastor acredita que Deus tem um grande projeto para o Brasil. “O Brasil vai dar certo sim. O Brasil será um celeiro missionário para as nações. O Brasil resgatou amizade com Israel, fez aliança com os Estados Unidos, conseguiu conquistar investidores no mundo todo. Agora, com essa nova crise política, muitos passaram a desacreditar, muitos passaram a falar mal do Brasil e 24 horas por dia se fala mal do Bolsonaro”, comenta.

Ele afirma que “é Deus quem está no comando do Brasil, é Deus quem está fazendo a limpeza e tirando tudo o que não presta”.

O papel da oração

A intercessão e a oração devem ser prioritários para a Igreja, segundo Engel. “A Igreja deve orar pelo governo. Se amanhã houver outro governante, ore por ele também. Devemos cumprir a palavra de 1 Timóteo 2”.

O pastor lembra que, no livro de Ester, a Bíblia mostra que o povo judeu se uniu em jejum e oração quando houve um decreto de morte. Da mesma forma, ele aconselha os cristãos a intercederem juntos pelas autoridades, e não amaldiçoá-las com as palavras.

“O povo de Israel, o povo da cultura bíblica, não amaldiçoa os líderes. Assim como não devemos amaldiçoar nem mesmo os governantes que não aprovamos”, aconselha. “O intercessor não é acusador, pelo contrário, ele se coloca no lugar dos erros da autoridade e pede perdão a Deus”.

Engel também lembrou de uma palavra profética que havia recebido de Deus em 2009, de que “o Brasil iria liderar o maior avivamento de todos os tempos desde os dias bíblicos” e “derramaria vinho novo sobre a nossa nação”.

“Ele me disse que começaria a mudar os governos em nossa pátria e iria levantar em cristãos em pontos chave do governo na nossa nação”, conta o pastor. “O Senhor me disse que o Brasil estará entre as primeiras nações do mundo”.

“O que hoje está acontecendo é uma cortina de fumaça para que a gente não olhe para onde devemos olhar, que é a Palavra de Deus e as profecias para a nossa nação. Tudo vai passar. O Senhor está peneirando a nossa nação e purificando com fogo consumidor, e as profecias que temos para a nossa nação vão se cumprir”, conclui.


“A única forma de entender o que está acontecendo é pela Palavra de Deus”, diz pastor publicado primeiro em https://guiame.com.br

Será que não estamos pedindo o que já temos?

Será que não estamos pedindo o que já temos?

Quero analisar com você alguns comportamentos e atitudes que temos em nosso relacionamento com Deus. Para isso faço um questionamento: Será que não estamos pedindo o que já temos? 

Precisamos lembrar que tudo foi criado por amor de nós. Veja o que o apóstolo Paulo disse à igreja de Corinto: “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.” (2 Coríntios 4:15)

O que move Deus é simplesmente o “amor”. Aliás, Ele é amor. Sendo assim, age conforme a Sua própria essência imutável. Veja o que o apóstolo João diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Ah, você conhece isso! Sabe, portanto, que foi o amor de Deus que enviou Jesus para sua salvação e, como consequência, nos deu o privilégio de usufruir a vida eterna.

No entanto, quando Deus faz (cumpre) sua parte, resta a cada um de nós fazermos a nossa, ainda que seja, simplesmente, crer!

Quando interagimos com Deus, produzimos com Ele, os resultados que Ele planejou. Mas, você sabia que somos responsáveis pelos resultados que alcançamos? Temos que defender e proteger isso.

Os sentidos estão a nossa disposição, e como seus condutores, somos responsáveis pelos resultados que alcançamos.

Ora, um dia discursa ao outro dia o seu esplendor, e você, provavelmente, encontrará esse esplendor no seu dia: um belo nascer do Sol, o prazer de uma boa noite de sono, poder abrir os olhos em uma nova manhã, sentir o aroma prazeroso da natureza em uma praça, ter um momento de comunhão com um amigo, com seu cônjuge ou filho etc.

Agora pergunto: Você valoriza pequenos momentos ou os deixa passar batido? Veja: Você já os tem! Mas pode não os ver. Habitualmente, com nossa rotina no piloto automático, vivenciamos essas coisas de maneira superficial e rápida e, aportamos para outra atividade.

Como aproveitar melhor o que já temos?

Se você começar a contemplar e internalizar essas vivências diárias mais positivas, por vinte, trinta segundos, deixando que entrem fundo em sua consciência, que entranhe em seu interior esses momentos mais positivos, eles irão se acumular e fazer você ser mais positivo de maneira geral.

Com isso, você conseguirá renovar e mudar o formato do seu cérebro e as suas entranhas - a parte do corpo que abriga o coração, que usamos como referência ao lugar onde estão os sentimentos e emoções. Essas entranhas também são a porção mais profunda, distante, impossível de ser alcançada. (Etimologicamente a origem da palavra entranha vem do latim interanea; plural de interaneum, e significa "intestino").

Esse é um princípio que pode se tornar um estilo de vida, sendo utilizado para qualquer experiência positiva de segurança, satisfação, aceitação, bem-estar e unidade. Deixe que sentimentos e pensamentos sejam moldados, agindo como diz em Filipenses: Tudo o que é puro... se entranhe em você.

Ao absorver atitudes positivas, você se torna mais positivo. Por se tornar mais positivo, você absorve mais os momentos positivos. É você quem escolhe a natureza de sua colheita, uns plantam trigo, outros joio. Observe o que você pensa. Não deixe seus pensamentos correrem soltos.

Nós temos o suficiente para ganharmos todas as demandas diárias de nossas vidas, como mais que vencedores, pois temos a vida e estamos vivos!

E se isso não bastasse, nós temos ao Senhor conosco, e não são as nossas armas humanas que garantem as nossas vitórias, mas Ele em nossas batalhas, pois garante, como Jesus garantiu, dizendo “estarei convosco todos os dias” (Mateus 28:20).

Atravessaremos os trechos mais obscuros e menos promissores a pés enxutos.

Hoje, olhe para o que você tem de mais precioso: sua vida.

Depois, contemple Jesus, observe sua fé e verá uma infinidade de bens que o Pai te concedeu, e então diga a si mesmo: “Bendize, ó minha alma ao Senhor”.

Lembre-se que, todos os dias, o Pai ama você!

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Nem tudo está perdido... o melhor está por vir


Será que não estamos pedindo o que já temos? publicado primeiro em https://guiame.com.br

Índia deve entrar na lista da intolerância religiosa ao lado de China e Coreia do Norte

Índia deve entrar na lista da intolerância religiosa ao lado de China e Coreia do Norte

A Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (USCIRF) recomendou que o Departamento de Estado dos EUA designasse a Índia como um País de Interesse Particular (CPC, sigla em inglês) no Relatório Anual da Comissão para 2020, divulgado em 28 de abril.

É a primeira vez em mais de 15 anos que a USCIRF recomenda que o país seja incluído na lista; a última vez em 2004.

Outros países recomendados para designação de CPC incluem Birmânia, China, Eritreia, Irã, Nigéria, Coreia do Norte, Paquistão, Rússia, Arábia Saudita, Síria, Tajiquistão, Turquemenistão e Vietnã.

O Ministério de Assuntos Externos da Índia foi rápido em rejeitar as conclusões do relatório, chamando-o de “novo nível de deturpação” e “tendencioso”.

De acordo com o relatório, um CPC é definido pela Lei Internacional de Liberdade Religiosa (IRFA) como um país no qual "o governo se envolve ou tolera 'violações graves' específicas da liberdade religiosa”.

“Violação grave” significa “violações sistemáticas, em andamento e [e] flagrantes... incluindo violações como tortura ou tratamento ou punição cruel, desumana ou degradante; detenção prolongada sem acusações; causar o desaparecimento de pessoas pelo sequestro ou detenção clandestina dessas pessoas; ou outra flagrante negação do direito à vida, liberdade ou segurança da pessoa”.

Embora o artigo 25 da Constituição indiana preveja a "liberdade de consciência e livre profissão, prática e propagação da religião", as minorias religiosas no país continuam a sofrer uma grave deterioração nessa liberdade. Elas enfrentam crescente assédio, ataques direcionados por atores não estatais, violência sancionada pelo Estado e políticas e leis discriminatórias que categoricamente destacam comunidades específicas.

O relatório da USCIRF afirma que o Partido Bharatiya Janata (BJP) “usou sua maioria parlamentar fortalecida para instituir políticas em nível nacional que violam a liberdade religiosa em toda a Índia”.

Eles “permitiram que a violência contra minorias e suas casas de culto ... impunidade e também se engajam e toleram discursos de ódio e incitação à violência.”

“A CSW acolhe com agrado a recomendação da USCIRF de que a Índia seja designada como CPC. Chegou em um momento muito significativo, pois as preocupações com a liberdade de religião ou crença na Índia aumentaram desde que o [partido] BJP assumiu o comando do poder sete anos atrás”, disse o diretor executivo da CSW, Mervyn Thomas.

Para ele, “o fato de a maior democracia do mundo ter sido recomendada como CPC é um indicador profundamente preocupante do grau em que as liberdades e os direitos humanos se deterioraram no país. Esperamos que as conclusões levem a comunidade internacional a aplicar maior pressão sobre a Índia para tomar medidas para proteger e promover as minorias religiosas.”


Índia deve entrar na lista da intolerância religiosa ao lado de China e Coreia do Norte publicado primeiro em https://guiame.com.br

“Não há nada pior para o campo do que um missionário mal treinado”, diz evangelista

“Não há nada pior para o campo do que um missionário mal treinado”, diz evangelista

Chileno Vergara, conhecido pelas cruzadas evangelísticas no Oriente Médio, fez um alerta para aqueles que tomaram a decisão de ir ao campo missionário sem o treinamento necessário. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais na segunda-feira (27), ele conta que tem recebido mensagens de muitas pessoas que, por terem participado do The Send Brasil, acreditam que estão prontas para atuar no campo missionário sem passar por um treinamento.

“O que vou falar não é contra o The Send, é contra essa falsa imagem que muitas pessoas entendem do que é ser missionário”, esclarece o evangelista. “Se você acha que por ir a um evento você se tornou um missionário, você está iludido”.

Vergara explica que o principal trabalho do missionário é plantar igrejas e criar comunidades de discípulos de Cristo, conforme ele observa no Novo Testamento. “O missionário deve ter a capacidade de fazer o mesmo que seu pastor. Por isso, os requerimentos de um missionário deveriam ser os mesmo de um ancião de uma igreja local”, afirma.

“Por isso, pastores, não enviem ninguém ao campo se não for maduro, se não tiver a capacidade de ser líder. Porque não há nada pior para o campo do que um missionário mal treinado”, acrescenta. “Se você imaginasse quanta coisa ruim acontece quando chega um missionário mal formado… Estraga o campo, estraga o povo. É melhor não enviar ninguém do que enviar pessoas mal preparadas”.

Não sou contra o THE SEND; EU sou contra os maus missionarios se auto-enviando usando um evento ! Assista e entenda e logo compartilhe! Chileno Vergara

Publicado por Chileno Vergara em Segunda-feira, 27 de abril de 2020

Ele ainda observa que os cristãos no Brasil costumam visar o momento, mas é preciso ver o processo. “O brasileiro odeia processo, mas tudo o que é permanente e frutifica para o bem, é gerado no processo. Nada frutífero é gerado no momento”, avalia.

O evangelista também diz que há muita “impaciência” e “imaturidade” sendo jogadas nas nações. “O problema é que o crente imaturo dá mal testemunho, vai nos lugares e começa a murmurar, brigar e deixar até dívidas”, conta.

Ele acrescenta que é preciso aprender a viver o processo do discipulado na igreja local, antes de ser enviado às nações.

“O problema da Igreja Brasileira não é o evento missionário, o problema é o que acontece depois desse evento, é manter o compromisso de discipulado onde o missionário é formado. Nós lutamos conforme treinamos. O que estou dizendo não é contra o The Send, é contra você que acha que um evento transformou você em um missionário”, afirma.


“Não há nada pior para o campo do que um missionário mal treinado”, diz evangelista publicado primeiro em https://guiame.com.br

Quarentena feliz ou infeliz? Sua família decide!

Quarentena feliz ou infeliz? Sua família decide!

Tá osso, pastor! Só Jesus na causa pra aguentar 24h esse meu marido! Pastor do céu, estou descobrindo manias da minha esposa neste isolamento que eu nem imaginava! Pastor, se esta quarentena não acabar logo, vou ter um treco aqui em casa!...

O APD (Aconselhamento Pastoral a Distância) não está nada fácil! As reclamações e lamentos são de todos os tipos, infantis, maduros, frustrantes, decepcionantes, adultos, justificáveis, inexplicáveis. Na medida do possível, munido de oração e orientações vindas da Palavra, procuro ajudar e orientar cada um daqueles que precisam.

Cada um precisa decidir, ao final, que tipo de quarentena vai viver no isolamento de sua casa. Feliz ou infeliz? Aquela verdade que sempre ouvimos e pregamos, agora tornou-se um dever de todos nós indistintamente: O que importa não é o que fizeram para nós, mas sim o que fazemos com o que fizeram para nós.

A realidade está posta. É dura, sofrida, dificílima, desafiadora, fria, sem qualquer misericórdia. O vírus não escolhe classe social, cor, religião, time, nacionalidade, simplesmente ele está aí pra contaminar quem aparecer em seu caminho. Cuidar-se é preciso. Neste pacote, pra piorar ainda mais, o caos econômico vem a reboque, atacando o psicológico, a ansiedade, o medo, enfim, as emoções.

Chegamos ao drama. Quem não tiver uma parceria sólida, através de um profundo relacionamento com Cristo, vai descarregar em cima de quem? Da família, inevitavelmente. E a quarentena, que já é complexa por si só, vai ganhando status de insuportável.

Os salmos de imprecação ensinam muito numa hora dessas. Cada autor, nos seus dramas com todos os traços de insolúveis e recheados de humilhantes fatos que apontavam para derrotas certas, descarregaram seus desabafos e inconformações no altar do Altíssimo. E acertaram. Pois somente Deus tem poder para as montanhas de impossibilidades que se apresentam por vezes em nossas vidas. Somente Deus é capaz de ouvir nossos desabafos e agir com equilíbrio, amor e justiça.

Não tá fácil pra ninguém. Mas o Salmo 128 logo em seu primeiro verso dá uma dica sobre como vencer bem esta quarentena: “Feliz aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos!”. Temer a Deus e andar em Seus caminhos é o conselho para uma jornada ao lado da felicidade, uma vez que a felicidade não é tanto onde se vai, mas como se vai.

A sequência de versos deste salmo mostra a consequência do que acontece na vida e no interior da casa daqueles que temem e andam com Deus. Revelando uma dinâmica possível, portanto ao alcance de pecadores tão frágeis como nós. Abra sua casa para os princípios e preceitos do Senhor, torne-os uma prática.

As dificuldades continuarão? Sim, para todos. Da mesma forma que enfrentaram dificuldades os salmistas, apóstolos e profetas, porém fosse onde fosse, no cativeiro, na cova, na caverna, nos campos de batalha, a boa mão do Senhor estava com eles, pois foram homens e mulheres que tomaram a decisão de temer e andar com o Senhor. Escolha este caminho você também e, ao final desta quarentena, termine feliz, termine ao lado do Senhor.

Edmilson Ferreira Mendes é teólogo. Atua profissionalmente há mais de 20 anos na área de Propaganda e Marketing. Voluntariamente, exerce o pastorado há mais de dez anos. Além de conferencista e preletor em vários eventos, também é escritor, autor de quatro livros: '"Adolescência Virtual", "Por que esta geração não acorda?", "Caminhos" e "Aliança".

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Crer, a divisão entre a sanidade e a loucura


Quarentena feliz ou infeliz? Sua família decide! publicado primeiro em https://guiame.com.br

Muçulmanos Fulani matam 12 cristãos e sequestram casal durante casamento na igreja

Muçulmanos Fulani matam 12 cristãos e sequestram casal durante casamento na igreja

Um grupo de muçulmanos Fulani no noroeste da Nigéria mataram 12 cristãos e sequestraram um casal durante cerimônia de casamento na igreja. Os Fulani são uma etnia, em sua maioria de agricultores, que têm sido armados e instigados por terroristas a matarem cristãos.

O ataque, que aconteceu na vila de Tegina Kabata, foi em igreja uma onde um casamento estava sendo realizado em 12 de abril. Os homens sequestraram o casal de noivos e alguns membros da igreja, segundo disse Danjuma Iliya, um morador local, ao Morning Star News.

“Enquanto o pastor realizava a solenidade do casamento, os pastores Fulani invadiram a igreja e levaram todos que não conseguiram escapar do prédio da igreja, incluindo a noiva e o noivo”, disse Iliya. "Naquela aldeia, cinco cristãos foram mortos na série de ataques realizados pelos pastores."

Dois outros cristãos foram mortos por pastores na vila de Gidigori, em 20 de abril, disse outro morador da área, James Ayuba. Eles eram dois dos sete cristãos mortos em três ataques de pastores durante cinco dias no condado de Rafi, disse.

Outros foram feridos em ataques de pastores nas aldeias de Madaka e Sabon Gari, nos dias 20 e 21 de abril, contou.

Ancião da igreja sequestrado

Cinco missionários sequestrados em 2 de março foram libertados em 22 de abril, segundo disseram fontes. Em uma declaração curta feita na data, os líderes dos Ministérios do Calvário (CAPRO) expressaram alegria por seus missionários terem sido libertados.

“Por favor, se alegrem conosco, pois os cinco missionários sequestrados no campo de Kamuku, a 52 dias atrás, agora estão de volta em segurança à liberdade”, dizia o comunicado.

Os missionários foram sequestrados quando pastores muçulmanos Fulani armados, em 2 de março, invadiram uma escola em Maruba, no Condado de Shiroro, administrada pelo CAPRO.

O anúncio veio no mesmo dia em que um ancião da igreja no estado de Kaduna, no centro-norte da Nigéria, havia sido sequestrado. Pastores Fulani armados sequestraram Emmanuel Iliya Agiya. Ele é ancião e tesoureiro da Igreja Evangélica Vencedora de Todos (ECWA) na vila de Atang.

Depois de disparar tiros no ar, enquanto os aldeões corriam para os arbustos, os pastores invadiram a casa de Iliya naquela noite e o levaram sob a mira de uma arma.

"Os pastores armados primeiro tentaram entrar à força na casa do irmão da vítima, mas não tiveram sucesso", disse Shai. "Eles então foram para a casa seguinte, o arrastaram para fora e o levaram sob uma arma".

Iliya é filho do líder da comunidade, chefe Iliya Agiya, explicou Shai.

Cristãos mortos

Também no condado de Jema'a, no estado de Kaduna, os pastores Fulani armados atacaram, em 14 de abril, a vila de Zakkan, matando um cristão e ferindo outros dois, disse Shai.

Abel Danjuma, de 40 anos, foi morto e seus dois irmãos, Henry Tuta, 45 anos, presidente Tuta, 50 anos, ficaram feridos. Henry Tuta foi tratado e recebeu alta do Hospital Geral de Kafanchan, enquanto os ferimentos graves do presidente Tuta exigiam que ele fosse transferido para o Hospital Universitário Jos, contou Shai.

"As três vítimas são membros da Igreja Católica na vila de Zakkan", disse ele. “Os pastores também bloquearam a rota de Abuja-Jos na vila de Zakkan e sequestraram duas meninas que estavam viajando de Abuja para o estado de Taraba. As meninas foram mais tarde resgatadas e libertadas por cristãos da aldeia de Zakkan, que perseguiram os pastores e resgataram as meninas”, denunciou.

Em 30 de janeiro, a Christian Solidarity International (CSI) emitiu um alerta de genocídio para a Nigéria, exortando o membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a tomar medidas. A CSI emitiu a ligação em resposta a "uma maré crescente de violência dirigida contra cristãos nigerianos e outros classificados como" infiéis "por militantes islâmicos nas regiões norte e média do país".

A Nigéria ficou em 12º lugar na Lista Mundial da Portas Abertas para 2020 dos países onde os cristãos sofrem mais perseguições, mas a segunda no número de cristãos mortos por sua fé, atrás do Paquistão.


Muçulmanos Fulani matam 12 cristãos e sequestram casal durante casamento na igreja publicado primeiro em https://guiame.com.br

Cristãos são passados para o ‘fim da fila’ para receber doações em pandemia, na Nigéria

Cristãos são passados para o ‘fim da fila’ para receber doações em pandemia, na Nigéria

Os cristãos nigerianos estão enfrentando uma discriminação flagrante, enquanto o país luta para conter a propagação do coronavírus e fornecer ajuda alimentar aos seus cidadãos. As informações são da Missão Portas Abertas que registra e relata a perseguição aos cristãos em todo o mundo, além de dar apoio a esses grupos perseguidos em diversos países do mundo.

A Portas Abertas relatou que em uma área da Nigéria, a minoria cristã se queixou de receber apenas um sexto dos alimentos dados a outros membros da comunidade. A instituição disse que outros cristãos dizem que foram "passados para o final da fila de ajuda ou esquecidos".

Apesar da Nigéria registrar pouco mais de 1.500 casos da doença até agora, os especialistas prevêem que a África possa estar sujeita a um surto de infecção nos próximos meses.

"Estamos apenas no início do desenvolvimento desta pandemia nesta parte da África", disse o porta-voz Jo Newhouse, segundo o The Express. "Existem muitas razões para nos preocuparmos com as minorias cristãs, como o impacto econômico da violência continuada contra os cristãos em meio a bloqueios, a marginalização dos cristãos, especialmente os convertidos [que deixaram o islamismo], e os cristãos acusados ​​de proliferar o vírus".

Calúnias

Cristãos em todo o mundo têm sofrido um aumento na perseguição após a divulgação de várias teorias da conspiração em países com forte índice de intolerância religiosa, que atribuem aos seguidores de Jesus a culpa pela disseminação do coronavírus.

Na Somália, por exemplo, que também está devastada pela guerra, o grupo terrorista islâmico nativo al-Shabaab transmitiu uma falsa mensagem à comunidade muçulmana de que o coronavírus está sendo espalhado “pelas forças cruzadas (cristãos) que invadiram o país e os países que não acreditam que apoiá-los."

Em Uganda, a comunidade islâmica radicalizada tem culpado os cristãos chineses pelo surto de coronavírus, argumentando que Alá os está punindo por queimar cópias do Corão.

A missão Portas Abertas observou que muitos muçulmanos radicais estavam "ameaçando matar qualquer pessoa que testasse positivo pela primeira para covid-19".


Cristãos são passados para o ‘fim da fila’ para receber doações em pandemia, na Nigéria publicado primeiro em https://guiame.com.br

Policiais pregam o Evangelho de dentro das viaturas nas ruas da Guatemala

Policiais pregam o Evangelho de dentro das viaturas nas ruas da Guatemala

Diante da emergência que a Guatemala vive devido à pandemia do coronavírus, agentes da Polícia Civil Nacional saíram às ruas, dentro de suas viaturas, para levar a mensagem do Evangelho à população através de um alto-falante.

“Hoje, o Departamento Nacional da Polícia Civil está passando pela cidade para trazer uma mensagem de salvação — não com nossas armas, mas com as poderosas armas de Deus”, disse o agente, segurando uma Bíblia na mão. “Declaramos que, diante dessa praga destrutiva, nossas armas não têm poder, mas existe um poder — o poder de Jesus Cristo”.

“E hoje, a Polícia Civil Nacional está presente com o povo para se unir em fé, em um só coração, um propósito, porque para Deus nada é impossível. Ele luta nas nossas batalhas”, acrescentou o policial.

Ele ainda agradeceu às famílias por atender as recomendações do governo, ficando em suas casas.

“Tenham coragem. Confiem no Deus a quem louvamos e dizemos que Ele é o maior do que qualquer problema nesse mundo”, continua o oficial. “O que é impossível para o homem é possível para Deus”.

Em diferentes cidades da Guatemala, policiais fizeram atos semelhantes de oração. Em sua conta oficial no Twitter, o Ministério do Interior do país publicou: “Hoje nossas armas são nossas orações; Hoje vencemos as batalhas com orações de agradecimento a Deus pela vida e saúde de todo e qualquer guatemalteco, porque Deus está com cada um de nós”.


Policiais pregam o Evangelho de dentro das viaturas nas ruas da Guatemala publicado primeiro em https://guiame.com.br

Pastor de 93 anos reunirá mais de 100.000 pessoas em oração por despertar espiritual

Pastor de 93 anos reunirá mais de 100.000 pessoas em oração por despertar espiritual

Depois de pastorear 70 anos, lutar na Segunda Guerra Mundial e pregar em avivamentos em todo os EUA, Fred Lunsford, que está com 93 anos, diz que estava pronto para o Senhor levá-lo para casa, mas Deus tinha planos diferentes para sua vida.

O pastor Lunsford contou que o propósito que Deus estava começando a traçar um novo caminho que se expandiria muito além da cidade montanhosa de Marble, Carolina do Norte, onde ele viveu toda a sua vida.

O idoso disse que passava muitas horas todos os dias frequentando seu jardim de oração pessoal, que fica em uma montanha de sua propriedade, que ele chama de "Light House Mountain".

Foram nesses períodos de oração, que Lunsford pedia a Deus que revelasse Seu propósito.

Ele conta que foi naquele jardim de oração, a três quilômetros de sua casa, que Deus lhe disse para começar a orar pelo reavivamento espiritual.

Lunsford disse que essas horas em oração o levaram a conceber um evento, marcado para 5 de maio, o qual já conta com mais de 100.000 pessoas unidas em oração por um avivamento global.

"Ele [Deus] estendeu meus anos por um motivo e queria que eu orasse pelo despertar espiritual e conseguisse o máximo de pessoas orando quanto eu pudesse [conseguir]", disse Lunsford. "Deus falou em meu coração, e eu cedi a ele. Não sou eu; é o Senhor."

Missão de orar

Nos dois anos seguintes, Lunsford disse a todos que podia sobre sua missão de orar pelo avivamento e acreditou que isso aconteceria. Durante esse período, Lunsford compartilhou seu testemunho em uma conferência em que David Horton, presidente da Fruitland Baptist Bible College em Hendersonville, Carolina do Norte, estava falando.

Horton, inspirado e impactado pelo testemunho de Lunsford, compartilhou a missão com outros pastores.

Os pastores foram passar um dia com Lunsford, orando com ele e ouvindo as maneiras pelas quais Deus havia impressionado o chamado ao avivamento.

Em 20 de janeiro de 2020, enquanto os homens estavam sentados dentro do veículo, Lunsford orou para que o despertar espiritual começasse e disse que, com a visita dos pastores, havia começado.

"Não sei como explicar o que aconteceu naquele dia", disse o Pr. Greg Mathis. "Nunca senti uma manifestação do Espírito de Deus como naquele veículo naquele dia."

Nos dias seguintes Mathis disse que ele não conseguia tirar da cabeça a ideia do despertar espiritual. Ele e Lunsford começaram a planejar uma reunião de 100 pastores no topo da "Light House Mountain" para orar pelo reavivamento e despertar.

Rapidamente, mais de 100 pastores se transformaram em 200 que planejavam dedicar um dia a se reunir na montanha e, liderados por Lunsford, oravam para que Deus se movesse.

À medida que seus planos tomavam forma, a pandemia do Covid-19 começou a crescer. Os requisitos de distanciamento social deixaram claro para Mathis, Lunsford e outros envolvidos que reunir pessoalmente não era mais uma opção. Para Lunsford, aqueles 200 pastores que inicialmente se comprometeram com a ideia foram apenas faíscas para um movimento global.

"Por telefone, começamos a orar com Fred sobre o que mais Deus queria", contou Mathis.

Lunsford disse que acreditava que nunca se tratava de reunir 200 pregadores no topo da montanha, mas que Deus estava chamando a atenção deles [para algo maior].

“Agora acredito que Deus quer que 10.000 pessoas de onde quer que estejam se juntem a mim naquela data, orando pelo despertar espiritual neste país", disse Mathis, contando as palavras de Lunsford.

Decididos a orar

Deixando de lado 5 de maio para Lunsford ir sozinho à montanha para orar, com outros se juntando a ele em espírito, Mathis começou a procurar outros pastores da Carolina do Norte, pedindo que incentivassem suas congregações a se comprometerem com a oração.

A notícia do evento se espalhou, e logo Mathis e sua equipe viram mais de 100.000 indivíduos comprometidos em orar naquele dia.

No site da Igreja Batista de Mud Creek, a equipe de Mathis criou a página "Orando na Montanha", chamando a atenção de todos para o evento. Com isso, o número de pessoas que se comprometem a orar aumentava a cada dia.

Mathis disse que toda a experiência confirmou sua crença de que Deus está trabalhando e a oração é poderosa.

"Isso me fez sentir que Deus realmente quer fazer alguma coisa", disse Mathis. "Eu acho que Deus está dando um despertar espiritual através desta e de muitas outras coisas, muitas outras orações."

Mathis disse que Deus está usando a Covid-19 para chamar as pessoas para si e chamar sua atenção. "Deus está fazendo algo e Deus está levando os corações dos cristãos a se unirem."

Lunsford disse que a resposta foi mais do que ele esperava.

"Foi incrível como tudo aconteceu e o que aconteceu", disse ele. "Está além da minha compreensão. Simplesmente não consigo entender. É tudo por causa da Sua graça. Sei que isso é de Deus, e no dia 5 de maio algo grande acontecerá”.

"Acredito sinceramente que Deus fará algo extraordinário, que chamará a atenção de pessoas de todo o mundo. Não sei o que é, mas acredito de todo o coração", disse.

Lunsford disse que acredita que o dia de oração será o ponto de partida para algo maior no futuro.

"Acredito que Deus está se movendo e precisamos ouvir", disse Lunsford.

A Igreja Batista de Mud Creek está montando um documentário sobre a vida e a missão de Lunsford, que estará disponível para visualização gratuita em 17 de maio.


Pastor de 93 anos reunirá mais de 100.000 pessoas em oração por despertar espiritual publicado primeiro em https://guiame.com.br

Novo ministro da Justiça toma posse agradecendo à esposa por “joelhos dobrados” em oração

Novo ministro da Justiça toma posse agradecendo à esposa por “joelhos dobrados” em oração

Na tarde da última quarta-feira (29), o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça tomou posse no cargo, durante uma solenidade realizada no Palácio do Planalto. Durante a cerimônia também foi empossado o Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior.

O discurso de Mendonça foi marcado por sua promessa de exercer uma gestão técnica à frente da pasta, além de firmar o compromisso de realizar operações conjuntas com outros ministérios, como o da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (comandado por Damares Alves) e finalizá-lo com uma “prece” a Deus.

Ao prometer uma gestão técnica, Mendonça destacou que sua prestação de contas será sempre disposta, não somente ao presidente Jair Bolsonaro, mas à nação de forma geral.

"Esse compromisso, dentro dessa expectativa de valores, vem reforçado pela ética, pela integridade, por efetivamente ministrar a justiça e ser agente de segurança da nação brasileira. Na prática, com uma atuação técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas. Não só ao chefe da nação, mas ao país como um todo", afirmou.

André Mendonça - que antes ocupava o cargo de Advogado-Geral da União - assume o Ministério da Justiça após a saída de Sergio Moro, que confirmou seu pedido de demissão na semana passada.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha. O ministro Gilmar Mendes, também do STF, foi outra autoridade do Judiciário que compareceu à cerimônia. Clique no vídeo abaixo para conferir a solenidade completa:

Operações da PF

Durante seu discurso, André Mendonça também reforçou seu compromisso de lutar contra a corrupção e o crime organizado, além de prometer ao presidente o aumento no número de operações da Polícia Federal, já que a corporação é subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Lutarei com todos os meus esforços no combate ao crime organizado, o que envolve não apenas a corrupção, mas tráfico de drogas, de armas, os crimes contra a vida, o patrimônio, os crimes de abuso sexual, e os crimes cometidos contra as crianças, os adolescentes e contra a mulher. Vamos fazer operações conjuntas. Cobre de nós mais operações da Polícia Federal, presidente da República", destacou.

Mendonça também lamentou as grandes proporções que o crime organizado acabou tomando no Brasil e destacou que todo cuidado deve ser direcionado ao povo neste momento.

“O grande ator deste País é povo, que se acostumou com o estado de insegurança e não sabe o que é viver com um estado de segurança pública”, afirmou ele durante seu discurso de posse.

Emoção

Ao final de seu discurso, André Mendonça se dirigiu com emoção aos seus filhos e sua esposa, que estavam presentes na solenidade, agradecendo a eles pelo apoio e pelas orações.

“Meus filhos e minha esposa, quero continuar tendo a dignidade de chegar em casa, olhar nos olhos com a consciência tranquila, de que ainda que tenha sido insuficiente, dei o meu melhor para servir o meu país. Obrigado, minha esposa, por cada joelho dobrado, por cada oração, por cada carinho, por cada momento de vida”, disse.

“A Deus, o meu Senhor e criador, [peço] que Ele não me deixe falhar na missão, no dia a dia da minha caminhada. Muito obrigado”, finalizou.

A posse do diretor-geral da PF, que também estava prevista, acabou não ocorrendo após a suspensão determinada pelo STF, que barrou a nomeação do delegado Alexandre Ramagem, indicado pelo presidente Bolsonaro ao cargo.


Novo ministro da Justiça toma posse agradecendo à esposa por “joelhos dobrados” em oração publicado primeiro em https://guiame.com.br

Sons de ‘trombetas’ vindos do céu são relatados em países como Brasil e EUA

Sons de ‘trombetas’ vindos do céu são relatados em países como Brasil e EUA

Sons de ruídos e zumbidos, semelhantes aos de trombetas, estão sendo ouvidos de diversas partes do mundo. O barulho no céu se tornou ainda mais perceptível em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, enquanto o nível de ruída ao ar livre diminuiu drasticamente.

Em países como Brasil, Eslováquia, Estados Unidos e Argentina, cidadãos  registraram os fenômenos e publicaram os vídeos nas redes sociais. A expressão “barulho no céu” chegou a ficar nos trending topics do Twitter, apesar de órgãos públicos de monitoramento não terem mencionado o fenômeno.  

“Há algumas hipóteses para esse conjunto maior de barulhos ocorridos em 2020, mas nada conclusivo ainda. Esses barulhos, que lembram sons de trombetas, podem ter muitas causas ocorrendo em diferentes lugares no planeta”, disse Daniel Rutkowski Soler, professor de Física da Universidade ESEG, ao iG Último Segundo.

Os ruídos no céu foram relatados neste mês em Bratislava, na Eslováquia e divulgados no site SoulAsk. Uma explicação científica foi o movimento de placas tectônicas contra a Grande Adria, continente perdido escondido sob a Europa, embora não houvesse relatos de terremotos ou outros distúrbios sísmicos. 

O SoulAsk também relatou sons parecidos em Buenos Aires, que chegaram até mesmo a perturbar os animais domésticos. Nos EUA, sons foram registrados em Belton, Missouri, no sul da Filadélfia e na Pensilvânia.  

Sons audíveis são bíblicos?

Em relação a autenticidade dos vídeos, o pastor e autor Carl Gallups afirma que os cristãos devem ser cautelosos.

“Com a tecnologia de hoje, seria muito simples sobrepor estes sons em um vídeo, chamar alguns amigos para ficarem de boca aberta para o céu, enquanto você filma”, diz o pastor. “Além disso, onde estavam os relatos das milhares de outras pessoas que certamente devem ter ouvido os mesmos sons? Onde estavam os principais meios de comunicação para relatar este acontecimento? Onde estão os relatórios policiais que devem existir nestes casos?”

Por outro lado, Gallups observa que a Bíblia fala sobre sons de trombetas audíveis que vêm do céu para alertar acontecimentos importantes. “O mais importante foi quando Deus revelou a lei no Monte Sinai. Sua presença foi acompanhada por 'um toque de trombeta muito alto', fazendo com que todos no acampamento tremessem de medo santo (Êxodo 19:16). O versículo 19 diz que o som da trombeta ficou cada vez mais alto. Claro, havia mais de um milhão de pessoas que testemunharam e ouviram o som deste toque de trombeta”.

Gallups também admite que os cristãos não estão enganados quando observam um sinal audível do fim dos tempos. “Jesus revelou que 'eventos espantosos, e grandes sinais do céu iriam acompanhar os últimos dias (Lucas 21:11)”.

“Independentemente do fenômeno das trombetas, ou das especulações sobre suas origens, um observador astuto dos tempos em que estamos vivendo não pode negar: estamos vivendo tempos proféticos. É hora de se acertar com o Senhor”, destaca Gallup.

O que dizem os cientistas?

Uma das explicações mais difundidas sobre os sons vindos do céu seria o chamado “skyquake”, um possível terremoto no céu que ainda não foi cravado cientificamente. 

“Os skyquakes podem estar relacionados, por exemplo, com a entrada de meteoroides na atmosfera, produzindo meteoros (estrelas cadentes) com som mais significativo. Podem ser o estrondo produzido por aviões atingindo a velocidade do som. Podem ser testes militares. Podem estar relacionados a instabilidades no campo magnético da Terra, que, devido a grandes quantidades de matéria, vindas do Sol e colidindo com essas zonas instáveis do campo magnético da Terra, produzam sons intensos. Há, portanto, muitas possíveis causas para os skyquakes”, explica o físico Daniel Soler.   

Não é a primeira vez que este tipo de fenômeno acontece; há registros que datam até de 1800. Em 2012 foi criado o site Hum, no qual se pode encontrar ocorrências desses sons vindos do céu em todo o mundo.  

No entanto, para o astrônomo Ricardo Ogando, do Observatório Nacional no Rio de Janeiro, ainda são necessárias mais pesquisas científicas para se definir a origem do fenômeno. 

“Um fator muito importante para a ciência (em uma investigação) seja barulhos no céu ou até mesmo o tratamento para o coronavírus é você ser capaz de produzir o resultado. E, quando ele é produzido, faz-se a chamada avaliação de pares, que é quando outro grupo de pesquisa tenta reproduzir o mesmo desfecho. No caso dos barulhos no céu, isso ainda não ocorreu. Temos uma pergunta sem respostas, apenas com teorias”, afirma. 


Sons de ‘trombetas’ vindos do céu são relatados em países como Brasil e EUA publicado primeiro em https://guiame.com.br

Feiticeiros ameaçam cortar cordas vocais de pastor para impedi-lo de pregar, na Índia

Feiticeiros ameaçam cortar cordas vocais de pastor para impedi-lo de pregar, na Índia

Depois de demolir a casa de um pastor e levar sua família para a selva, feiticeiros animistas tribais no centro da Índia espancaram severamente o líder cristão, ameaçando cortar suas cordas vocais para que ele não pudesse mais pregar o Evangelho.

Quase um mês depois que os animistas tribais expulsaram a família cristã da vila de Bilood, no estado de Madhya Pradesh, e destruíram sua casa, os animistas tribais emboscaram o pastor Lalu Kirade quando ele voltava de um supermercado.

Liderados por um homem identificado apenas como Laxman, sete indivíduos espancaram, sufocaram e atiraram pedras contra o pastor, segundo relato do líder cristão ao Morning Star News.

"Eles surgiram diante de mim como um bando de cães selvagens", lembrou o pastor. "Eles me disseram para pedir que meu Deus viesse me resgatar".

“Minha cabeça começou a girar, fiquei atordoado com o ataque repentino. O sangue da pedrada começou a escorrer da lesão e eu caí no chão. Eu ouvi os homens gritando com a esposa de Laxman, após me baterem com uma pedra. Eles disseram que planejavam me atingir de uma maneira que eu não sangraria. Eles repreenderam as mulheres por não agirem como planejado”, contou.

A sobrinha de Laxman colocou o pé em sua garganta, sufocando-o, enquanto os outros seguravam suas mãos e pernas para que ele não pudesse se mover, disse ele.

"Eu estava ofegante e pensei que morreria", disse Kirade, acrescentando que a sobrinha de Laxman disse: "Peça ajuda ao seu Deus. Você ora e prega usando suas cordas vocais, eu vou acabar com sua voz hoje”.

Os agressores o atingiram e o chutaram, puxaram suas orelhas ouvidos, o arrastaram pelos cabelos e proferiram palavrões sobre o cristianismo e Cristo, disse o pastor, além de roubar o dinheiro que ele tinha nos bolsos, que equivalia a cerca de 51 dólares.

"O dinheiro havia sido dado a mim como ajuda durante esse período de [novo coronavírus] - era tudo o que eu e minha família tínhamos para sobreviver", disse Kirade.

Um cidadão que passava pela vila de Bilood viu o ataque e informou aos cristãos locais, que chegaram “bem a tempo” para ajudar o pastor, espantando agressores.

Após o ataque, o pastor ficou com ferimentos internos graves e precisou de pontos no ferimento na cabeça.

"Eu tive um inchaço no pescoço por semanas e não pude comer alimentos sólidos por três dias por causa da dor na garganta", disse ele.

Histórico violento

Em março, um grupo de animistas tribais - também liderados por Laxman - já havia forçado sua família a sair de casa e a entrar na floresta próxima.

Segundo o pastor, os animistas, que adoram deuses baseados em ancestrais, espíritos e natureza, entraram em sua propriedade alguns dias antes e disseram aos cristãos que seriam expulsos a menos que abandonassem o cristianismo.

Quando a família do pastor se recusou a obedecer a ordem, os animistas tribais continuaram a persegui-los, ameaçando até matar a filha de 9 anos de Kirade.

Embora Kirade inicialmente tivesse decidido não ir à polícia, temendo que provocasse outro ataque, os líderes cristãos locais o convenceram a fazê-lo. Quando os animistas espancaram o pastor, perguntaram-lhe por que ele havia se aproximado da polícia, disse ele.

"Eles insistiram que eu retirasse imediatamente minha queixa na polícia", disse ele, acrescentando que também o repreenderam por denunciar o ataque à sua filha de 9 anos às autoridades da escola.

No entanto, nenhuma ação seguiu a queixa que ele registrou em março na delegacia de Pandhana sobre o primeiro ataque, o que levou os agressores a não hesitarem em atacá-lo novamente este mês, conform explicou o pastor. Uma segunda queixa que Kirade apresentou na delegacia de Jhirniya no distrito de Khargone também foi ignorada, revelou ele.

"Se ao menos a polícia tivesse tomado medidas em relação à minha queixa anterior, Laxman e sua família não ousariam me atacar novamente", disse ele.

A Índia ocupa a 10ª posição na lista de observação mundial da organização de apoio aos cristão perseguidos, Portas Abertas para 2020 dos países onde é mais difícil ser cristão.

Em um relatório divulgado na manhã de terça-feira, a Comissão Americana de Liberdade Religiosa Internacional recomendou que o Departamento de Estado adicione a Índia à sua lista de países que se envolvem ou toleram violações flagrantes da liberdade religiosa.

Segundo o relatório, a violência contra cristãos na Índia aumentou em 2019 e houve pelo menos 328 incidentes de perseguição aos cristã em 2019. A comissão disse que os ataques "frequentemente visavam os cultos de oração e levavam ao fechamento ou destruição generalizada de igrejas".


Feiticeiros ameaçam cortar cordas vocais de pastor para impedi-lo de pregar, na Índia publicado primeiro em https://guiame.com.br

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Menino de 7 anos tem sonhos com o coronavírus: “Um Leão e um Cordeiro o esmagavam”

Menino de 7 anos tem sonhos com o coronavírus: “Um Leão e um Cordeiro o esmagavam”

Um cristão americano contou à Charisma News que seu filho de 7 anos teve sonhos consecutivos, durante sete dias, nos quais descreve uma luta entre o coronavírus e Jesus, que aparecia como um Leão e um Cordeiro ao mesmo tempo no sonho.

“Hoje, enquanto eu estava dando aulas online, ouvi meu filho de 7 anos dizer à minha esposa: ‘Mãe, acredito que o coronavírus terminará em 30 de abril’, conta o homem.

Ele diz que a esposa respondeu positivamente à criança: "Isso seria incrível, querido", disse Dehavilland, que perguntou ao menino: "O que fez você pensar nessa data?"

"Deus me disse", respondeu o menino, que teve sonhos de 14 a 20 de abril.

O homem diz que quando terminou a aula, ele e sua esposa pediram ao filho que explicasse como ele “ouviu isso do Senhor”.

Ele então disse: "Bem, Deus me deu um sonho ontem à noite. No sonho, eu vi uma enorme planta verde que tinha uma coroa em sua cabeça e estava apertando o mundo. Quanto mais apertava o mundo, mais mãos ou tentáculos, crescia. Do nada, um leão que tinha o corpo de um cordeiro apareceu e destruiu a planta e a rasgou em pedaços. Então apareceu uma data no meu sonho: 'Isso terminará em 30 de abril'. E o sonho acabou", descreveu o menino.

“Eu fiquei encantado”, diz o homem. “Primeiro de tudo, meu filho não ouviu nenhuma conversa sobre uma data ligada ao fim do coronavírus. Nem minha esposa nem eu conversamos sobre um encontro final. Além disso, meu filho não sabia que corona significa "coroa". Embora ele não soubesse disso, meu filho associou a planta verde coroada que estava sufocando o mundo a ser o coronavírus”, diz.

“Ele não sabia o que pensar sobre o leão e o cordeiro que destruiu a planta, mas eu o interpreto como a representação de Jesus, o Leão da Tribo de Judá, que também é o Cordeiro de Deus que passa por cima de nós e limpa-nos dos nossos pecados”, explica o homem, lembrando que foi o sangue do cordeiro que interrompeu a praga do Egito contra os judeus. Ele acredita que “o sangue está em guerra por nós agora de maneiras que provavelmente não podemos imaginar”.

Sobre a data vista pelo filho no sonho, o homem diz que “adoraria que isso significasse que a pandemia de coronavírus terminaria subitamente em 30 de abril, mas que pode significar o início do fim dessa praga”.

Ele não descatar também que a data também pode mostrar que “algo significativo acontecerá em 30 de abril, conectado aos tentáculos demoníacos e semelhantes às heras do coronavírus. Tudo o que sei é que estou lutando pelo sonho do meu filho se manifestar. Estou em jejum até 30 de abril e estou orando por esse sonho”.

Crianças contam sonhos

Ele conta que compartilhou o sonho com alguns amigos, que contaram que seus filhos também estão tendo sonhos e visões, “ouvindo o Senhor sobre esse coronavírus chegando ao fim”.

Quando ouviu sobre isso, o homem perguntou: “E se todos nós pedíssemos aos nossos filhos para orar pelo fim dessa pestilência? Vamos implantar a geração mais jovem para orar pelo fim da crise do coronavírus!”.

“Creio que Deus está usando Seus filhos como arma secreta não apenas para orar contra o coronavírus, mas também para orar em outro Grande Despertar. Vamos concordar juntos em oração”, pediu.

O menino disse que “em meu sonho, eu vi essa enorme planta verde que tinha uma coroa na cabeça e estava apertando a terra. Quanto mais ela aperta a terra, mais mãos ou tentáculos crescia dela. Do nada, um leão apareceu com um corpo de cordeiro, que destruiu a planta e a rasgou em pedaços. Então apareceu uma data no meu sonho: ‘Isso terminará em 30 de abril’. E o sonho acabou."

Meu filho teve esse sonho em noites seguidas. Enquanto orava em uma noite, meu filho percebeu em cada sonho, uma planta verde coroada, que ele entendia ser o coronavírus, embora fosse enorme, se tornou menor no segundo e terceiro sonho.

Nas três noites seguintes, ele continuou a ter novos sonhos sobre o coronavírus.

No quarto sonho, meu filho disse: "’Ouvi: Ore, ore, ore!' Então as nuvens se separaram e eu vi a planta verde com a coroa, mas era muito menor, estava tentando espremer a terra, mas não conseguia porque suas mãos e braços não cresciam. Então o Leão / Cordeiro a destruiu novamente e rasgou-o em pedaços como nos outros sonhos.”

O homem disse que "o filho teve esse mesmo sonho por mais duas noites, mas em cada sonho, o verde coroado a planta que representa o coronavírus tinha menos força, não tinha mãos e ficou menor nos sonhos 5 e 6.”

Em seu sétimo sonho, o filho fez o seguinte relato: "Vi nuvens se separarem e a planta verde coroada, agora menor do que em todos os outros sonhos. E pela primeira vez em todos os sonhos, a terra era maior que a planta verde coroada. Então, o Leão / Cordeiro aparece, mas em vez de rasgar a planta verde em pedaços, como nos outros sonhos, ele a jogou em um poço. Eu vi '30 de abril'. Então o sonho terminou."

Interpretação

O homem diz que ele e a esposa ficaram encantados com essa série de sonhos e que interpretaram o sonho com Jesus vencendo o vírus que está atacando a humanidade: “Nós interpretamos [o leão e o cordeiro] como Jesus, o leão da tribo de Judá (Ap 5: 5), que também é o Cordeiro de Deus que passa sobre nós e nos limpa de nossos pecados (Êx 12:13). Foi o sangue do cordeiro que interrompeu a praga do Egito contra os judeus, e o Sangue de Jesus está em guerra por nós agora de maneiras que provavelmente não podemos imaginar”.


Menino de 7 anos tem sonhos com o coronavírus: “Um Leão e um Cordeiro o esmagavam” publicado primeiro em https://guiame.com.br

Como evitar unha encravada em tempos de isolamento

Como evitar unha encravada em tempos de isolamento

Os cuidados com a beleza não pararam mesmo com a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Com os salões de beleza fechados, aprender a fazer as unhas, pintar cabelo ou hidratar os fios virou quase uma "missão de sobrevivência" para os mais vaidosos, porém é importante ter cuidado com algumas atividades.

Cortar as unhas, por exemplo, pode causar problemas sérios como o da unha encravada . Se você está nessa situação e não sabe a quem recorrer, o site Delas conversou com a podóloga Malu Pinheiro, coordenadora técnica da Doctor Feet, para esclarecer as dúvidas mais frequentes.

Segundo Malu, o maior erro das pessoas é tentar desencravar a unha em casa. O processo é perigoso e o mais recomendado é que seja feito por um profissional capacitado.

"A pessoa deve procurar um profissional de podologia imediatamente e agendar um horário. Por se tratar de uma emergência, é possível encontrar um médico para fazer o atendimento sem descumprir as recomendações de higiene e com horário marcado, evitando aglomerações. Para retirar uma unha encravada é necessária a técnica correta, caso isso não aconteça, o cliente corre riscos de agravar o quadro gerando a inflamação da unha", explica.

Caso precise sair, lembre-se de usar máscara para a sua proteção e a dos demais. Higienize bem as mãos e evite colocar as mãos no rosto enquanto estiver na rua. Ao chegar em casa, troque de roupa e tome banho.

Como evitar ter unha encravada?

Todo mundo pode ter a unha encravada em algum momento da vida. É muito comum na região dos pés, uma região que geralmente é negligenciada nos cuidados com o corpo. Por isso, a podóloga tem dicas de como evitar esse desconforto.

"Os cuidados com os pés devem ser feitos desde a infância até a vida adulta. Desse modo a escolha do sapato adequado para cada tipo de pé e pisada é fundamental. Evite comprar sapatos apertados ou mesmo frouxos demais, use meias que absorvam de forma adequada a transpiração dos pés e hidratantes desenvolvidos especificamente para essa região. Observe pelo menos 1x por semana se há alguma alteração na coloração das unhas, bem como o espessamento ou descolamento", enfatiza.

O momento de cortar as unhas em casa também precisa de atenção. Procure fazer da forma menos invasiva possível. "Busque cortá-las de forma reta, não tão curta, arredondando os cantos com o auxílio de uma lixa. Se não tiver habilidade com o alicate, lixe a unha até o tamanho que o incômodo diminua. Sempre tome muito cuidado ao fazer esses procedimentos para que não ocorra ferimentos", explica Malu.

E se além de todos os cuidados para não ter unha encravada você também queira aprender a manter a saúde dos pés em dia, confira as dicas da profissional abaixo:

Faça alongamentos 

Ao final do dia eleve os pés para diminuir o inchaço e facilitar o retorno venoso.

Esfolie a região

Uma receita que pode ser feita quinzenalmente para uma esfoliação caseira nos pés: 

Misture ½ colher (sopa) de fubá

- 1 colher de açúcar mascavo 
- 1 colher de óleo de amêndoas
- 1 colher de azeite de oliva

Passe nos pés em movimentos circulares, principalmente nas áreas como calcanhar e planta dos pés. Deixe agir por cinco minutos e depois retire o produto dos pés com água morna. Seque-os bem e em seguida passe creme hidratante e calce uma meia confortável para evitar escorregões.


Como evitar unha encravada em tempos de isolamento publicado primeiro em https://guiame.com.br

Covid-19: Cuidados com alimentos e compras

Covid-19: Cuidados com alimentos e compras

Distanciamento social e a higienização adequada das mãos são cuidados essenciais para reduzir a propagação da COVID-19, no entanto, não são as únicas atitudes necessárias durante esse período. Aumentar o cuidado com os alimentos e compras do supermercado também são iniciativas muito importantes de prevenção e combate ao novo coronavírus. Pensando nisso, a equipe de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil preparou uma lista com dicas sobre práticas fundamentais para a saúde.

Programe-se

É preciso reduzir as idas aos mercados e centros de abastecimento. Quando for necessário, faça uma lista de compras com os itens que você realmente consumirá, sem excessos, e lembre-se de organizá-la por setores, como hortifrúti, laticínios e açougue, dessa forma economizará tempo. Ao selecionar os itens, opte por alimentos que possam ser aproveitados em sua integralidade – incluindo sementes, cascas e talos, por exemplo – e, se possível, priorize alimentos não perecíveis ou que tenham maior durabilidade. Por fim, é interessante que somente uma pessoa da família saia de casa nessas situações e, com a lista em mãos, faça as compras rapidinho.

Dê preferência aos horários de menor movimento ou utilize sistemas online (neste último caso, programe-se com antecedência, pois os produtos podem ser entregues alguns dias ou até mesmo semanas após o pedido). No mercado, mantenha distância de pelo menos dois metros de outras pessoas e nunca leve a mão à boca, nariz, olhos e cabelo.

Guardando as compras

Antes de mais nada, higienize as mãos e braços até a altura dos cotovelos, e troque de roupa e sapatos. Lembre-se de que outras pessoas tiveram contato com os produtos, então é necessário lavar todas as embalagens com água e sabão e borrifar álcool ou solução clorada (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água), antes de guardar em armários ou despensas. Embalagens de plástico, vidro ou lata são as mais fáceis de esterilizar. Para pacotes de papelão a recomendação é passar um pano umedecido com um pouco de álcool 70%, esperar secar e guardar.

Frutas, legumes e vegetais devem ser retirados das embalagens em que vieram e guardados em sacos próprios para refrigeração, fruteiras ou potes. O que for armazenado na geladeira deve ser higienizado antes. Frango, carne bovina e peixe também devem ter as embalagens substituídas ou higienizadas antes de armazenados.

Higienização dos alimentos frescos

Frutas, verduras e legumes crus devem ser lavados em água corrente e mergulhados em recipiente com água sanitária diluída em água. Importante: veja se o rótulo da água sanitária descreve as instruções de uso para deixar o alimento em imersão. Caso não tenha essa informação, utilize de outra marca, pois nem todas as águas sanitárias são próprias para esse fim. Não lave as frutas antes de armazená-las, e sim, antes do consumo, para não correr o risco de estragar rápido.

Cuidados com as superfícies

As sacolas e embalagens são colocadas em superfícies sempre que chegam da rua, então, é importante limpar esses locais também. Assim que guardar as compras, limpe os locais que entraram em contato com as embalagens. Utilize desinfetante, detergente neutro ou álcool em gel. Após o uso de desinfetante ou detergente neutro, as superfícies devem ser lavadas com água abundante. Já se a limpeza for feita com álcool em gel, o produto deve ser mantido na superfície até secar.


Covid-19: Cuidados com alimentos e compras publicado primeiro em https://guiame.com.br

Chorai com os que choram!

Chorai com os que choram!

Vivemos um tempo de pandemia; ou seja, uma enfermidade epidêmica se disseminou rapidamente atingindo diversas regiões do mundo. Penso que é bem possível que alguém que você conheça já tenha sido contaminado, ou infelizmente, como em alguns casos que tenho acompanhado com tristeza, veio a falecer.

Pelas redes sociais, recebo diariamente mensagens de alguém que foi contaminado, pedidos de orações e também as notas de falecimento anunciando um luto que na maioria dos casos se iniciará sem velório, sem cerimônia, sem despedida e talvez em uma vala comum. São pessoas de todas as idades, não são exclusivamente os “idosos” como querem apregoar alguns, como se fosse essa uma perda aceitável, o que certamente não é, pois todas as vidas importam. Dados recentes também indicam que quanto mais vulnerável socialmente a população maior a mortalidade. Muitas das vítimas são profissionais de saúde que compõem a linha de frente do serviço de saúde, tanto público quanto privado. Estes sim os verdadeiros heróis nesse momento difícil pelo qual passamos.

Essa é a hora de chorar com os que choram, como nos convida o apóstolo Paulo. Uso o termo convidar, pois essa identificação só é possível por meio de um afeto fundamental que é o amor e a empatia necessária para esse afeto circular.

As cenas de valas comuns abertas em cemitérios, a lotação das UTI’s onde os pacientes em estado grave são cuidados, a falta de respiradores e de equipamentos de segurança individual para os profissionais de saúde tornam a situação ainda mais dramática.

O Brasil por ter uma dimensão continental, tem diferentes cenários, alguns estados têm situações mais graves como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazônia, outros menos. Isso exige uma análise de conjuntura caso a caso e que deve ser empreendida pelas autoridades locais levando em conta a vida humana e não o capital.

Enquanto escrevo esse texto (27/04/20 às 12h17), a Johns Hopkins University & Medicine, divulga dados mundiais sobre a COVID-19, coronavírus ou SARS-CoV-2:  2.990.559 pessoas já foram contaminadas (total de casos confirmados) resultando em 207.518 mortes em 184 países. No Brasil são 63.100 casos confirmados resultando em 4.286 mortes. (Fonte: https://coronavirus.jhu.edu/map.html)

Quando você estiver lendo esse texto, infelizmente, os números serão outros. Mas não devemos perder a esperança e muito menos entrar em pânico.

Existe um esforço mundial por parte da comunidade científica em descobrir remédios e vacinas, estudar a evolução da doença, projetar seu avanço e o mais importante, como impedir ao máximo a morte de pessoas. Equipes de profissionais de saúde trabalham e se expõem diariamente no cuidado dos que foram contaminados. Um grande número de profissionais foi afastado por causa do contágio e alguns infelizmente morreram no exercício da profissão. 

Por outro lado, é espantoso o número de pessoas em todas as esferas da sociedade que prefere negar o fato, negar a ciência e dar crédito a pareceres duvidosos, que não têm respaldo da comunidade científica e ainda tentam desacreditá-la. São os negacionistas, não há argumentos que os façam mudar de ideia. Negam a realidade das vítimas, relativizam o número de mortos, questionam os laudos e em última análise o argumento deles é o de que outras doenças também matam e que alguns irão mesmo morrer pelo coronavírus, é isso!

Em um texto de 1925 sobre a “Negação”, Freud fará um comentário interessante: “...afirmar ou negar o conteúdo de pensamentos é tarefa da função do julgamento intelectual...”1 Nesse caso, quando negamos uma realidade como se ela não existisse, o fazemos de forma consciente, porém por razões inconscientes, ou seja, talvez estejamos diante de algo que desconhecemos sobre nós mesmos.

A negação tem um significado interessante na língua alemã, particularmente no uso que Sigmund Freud, “pai da psicanálise”, faz em seus estudos sobre o humano. A palavra “verleugnen” designa a recusa da percepção de um fato que se impõe no mundo exterior”2. Ou seja, existe um vírus, ele é altamente contagioso, pode levar à morte, o distanciamento social é necessário para conter o contágio que levará inevitavelmente a um colapso do sistema de saúde, pessoas morrem diariamente de forma exponencial, mas existem aqueles que negam, que recusam a realidade.

Quando negam ou recusam essa realidade, em primeiro lugar quebram um protocolo que visa preservar as vidas, ou seja ao não obedecer por exemplo o distanciamento social, colocam em risco não só a própria vida, mas a de seus familiares, amigos e pessoas com as quais eventualmente vierem  a ter contato. Outro aspecto, é a falta de respeito para com aqueles que morreram pela doença e seus entes queridos, pois estão minimizando a doença. Falta de respeito para com os profissionais de saúde e por fim, com relação àqueles que estão sendo atingidos diretamente em seu sustento em função da impossibilidade de trabalhar. São indiferentes à dor do outro, Freud vai inicialmente notar uma certa semelhança nessa atitude com a de certos comportamentos psicóticos e mais adiante em sua obra com a perversão.

Outro termo também usado para a negação é “verneinung”, que é a negação de algo que está no interior, não está fora no mundo, mas dentro. A pergunta é: O que estas pessoas têm em seu interior que as fazem não apenas negar o perigo real mas odiar aqueles que não estão de acordo com aquilo em que eles querem crer como sendo a verdade (que é exclusivamente deles)? O que elas têm dentro de si que preferem negar a qualquer preço? Monitorando redes sociais e grupos de wathsapp fico espantado com o que podemos constatar a esse respeito.

Se faz necessária uma reflexão urgente sobre esse comportamento negacionista e também sobre a necessidade de nos solidarizarmos com a dor do outro, de chorar com os que choram. Como podemos estar indiferentes a tanta dor e sofrimento? Como relativizar a morte, os sonhos interrompidos?

Sabemos do impacto econômico na vida da maioria das pessoas, recessão, desemprego, inadimplência, fome e tudo o mais que essa crise pode gerar. Mas isso não pode justificar a militância pelo fim da quarentena, do distanciamento social em nome da economia! Não teria sido Jesus o autor dessa frase: “Não é a vida mais que o alimento e o corpo mais do que o vestuário?” Mt 6,25

Portanto podemos e devemos chorar com os que choram e se de alguma forma pudermos contribuir solidariamente com aqueles necessitam, sairemos bem mais humanos dessa pandemia, mas isso requer um juízo correto sobre a realidade e um esforço pelo bem comum.

[1] Freud, Sigmund - O Ego e o ID e outros trabalhos – Rio de Janeiro: IMAGO 1976

[2] Laplanche, Jean – Vocabulário da Psicanálise, / Laplanche e Pontalis – São Paulo: Martins Fontes 2001

Por Eduardo Silva é Teólogo, Psicanalista e Pós-Graduado em Teoria Psicanalítica. Atende na Clínica de Psicanálise em São Paulo. Promove seminários sobre saúde emocional, relações afetivas, sobre crianças e adolescentes no mundo contemporâneo e curso para formação e treinamento de conselheiros. É um dos idealizadores do Grupo de Estudos sobre “Religião, Laço Social e Psicanálise”, que reúne pesquisadores da USP, PUC e Universidade Metodista entre outras.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A violência nossa de cada dia!


Chorai com os que choram! publicado primeiro em https://guiame.com.br

Em meio à pandemia, venda de Bíblias dispara no Reino Unido

Em meio à pandemia, venda de Bíblias dispara no Reino Unido

Novos números de vendas indicam que a Bíblia teve um aumento expressivo nas vendas, à medida que os leitores buscam esperança em meio à atual pandemia de coronavírus.

A Nielsen BookScan, fornecedora de dados de vendas de livros, disse que a venda de textos bíblicos e litúrgicos subiram rapidamente nas últimas semanas, observando que o claro aumento nas compras era um "padrão incomum em comparação com o mesmo período nos últimos anos".

Nielsen acrescentou que o fechamento de igrejas provavelmente é um fator, antes de acrescentar que "talvez as pessoas estejam se voltando para as Escrituras em busca de conforto nesses tempos anormais e melancólicos ou talvez as pessoas estejam curiosas para saber se o coronavírus está profetizado em Apocalipse."

Tomás Kenny, proprietário de uma grande livraria independente na cidade de Galway, na Irlanda, disse ao Times que seus números de vendas eram "totalmente diferentes do normal".

“Temos visto um grande aumento nos títulos religiosos e de espiritualidade, particularmente na Bíblia”, acrescentou o dono da Kennys.

Em contraste com as Bíblia, ele diz que os livros de “ficção, educação, livros de culinária e os grandes clássicos da literatura, que as pessoas sempre buscavam, estão vendendo em total desproporção ao normal".

Esperança

No início deste mês, a editora americana LifeWay Christian Resources afirmou ter experimentado um aumento de 62% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

"Acreditamos que isso não é acidente, pois as pessoas costumam ir à Bíblia como fonte de esperança em tempos de crise e incerteza", disse Ben Mandrell, CEO da LifeWay.

"As pessoas extraem esperança das Escrituras, porque nela veem um Deus que está conosco durante nosso sofrimento", analisa.

"A Bíblia, como palavras de Deus para nós, é um lembrete de que Ele não nos deixa passar por momentos difíceis sozinhos", acrescentou Mandrell.

A editora Tyndale também está vendo um aumento nas vendas do BIble.

Jim Jewell, diretor de comunicações da Tyndale House Publishers, disse que "não é surpreendente que as pessoas se voltem para o conforto e a clareza da Bíblia em tempos de problemas e incertezas”.

"Temos visto isso na Tyndale House durante o último mês, com fortes vendas da Bíblia e engajamento em nossas plataformas de mídia social", informou.


Em meio à pandemia, venda de Bíblias dispara no Reino Unido publicado primeiro em https://guiame.com.br

Cristão ou reformador?

Cristão ou reformador?

Eu sigo a Jesus e não a Lutero, mas comemoro a Reforma Protestante todo final de outubro. A reforma precisava ser conduzida por um homem de grande fibra, mas não necessariamente perfeito. Davi, Salomão, Samuel, Moisés e muitos outros personagens bíblicos não foram perfeitos em tudo. A seu favor, devo dizer que viveram em outra época, em meio a outros valores, problemas e pressões. É sabido que ele queria trazer a reforma para dentro da Igreja Papal e não começar um outro grupo. Como não foi aceito, acabou caindo na graça dos príncipes alemães, que desejavam se libertar do julgo romano. Ali começou uma nova Igreja, ficou conhecida como Luterana.

Quanto às frases acusatórias dirigidas por Lutero aos judeus, ele não foi o primeiro nem o único a dizer o mesmo. O desprezo de Lutero pelos judeus, era uma das heranças romanas, que ele conservou, pois era um sacerdote romano até então. O próprio Deus disse isso sobre judeus: Isaías 57: 17. “Por causa da cobiça do meu povo, fiquei furioso e os castiguei. Afastei-me deles, mas continuaram a seguir seu caminho obstinado. Tenho visto o que fazem, mas ainda assim irei curá-los. Eu os guiarei, consolarei os que choram, porei em seus lábios palavras de louvor. Que eles tenham muita paz, tanto os que estão perto como os que estão longe”, diz o Senhor, que os cura. “Os perversos, porém, são como o mar agitado que nunca se aquieta e revolve lama e sujeira sem parar. Para os perversos não há paz”, diz o meu Deus.

Os judeus se tornaram sanguinários durante uma boa parte da sua história. O próprio Cristo os chamou de hipócritas, assassinos e sepulcros caiados. Eles abandonaram ao Senhor e se entregaram a perversidades. Foram avisados pelos profetas, de que perderiam a sua terra, caso insistissem em seus pecados.

Lutero mesmo foi o principal alvo da Igreja da época, dos judeus e dos teólogos da contrarreforma. Ele não era manso nem suave, como Jesus. Somente uma pessoa geniosa, agressiva e determinada poderia levar adiante a chamada Reforma Protestante.

Devo esclarecer que, não sou seguidor de Lutero e posso avaliar friamente algumas de suas declarações mais provocadoras. Jesus Cristo é aquele a quem procuro imitar em todos os detalhes.

Às vezes ultrapasso a fronteira do bom senso e me irrito. E olha, que não passei pelas mesmas dores pelas quais ele passou.

Antes de acusar um líder religioso antigo, irritadiço e talvez grosseiro, devo perguntar a mim mesmo se me manteria doce caso passasse pelas mesmas perseguições que ele passou.

Os defensores de Lutero tentam abafar o seu lado obscuro e seus inimigos supervalorizam seus erros. Os extremos estão sempre errados.

Quanto a mim, dou graças a Deus por ele aceitar um pecador como eu, mas tento melhorar.

Por Ubirajara Crespo, pastor, conferencista, editor, autor das notas de rodapé da Bíblia do Guerreiro e dos livros “Qual o limite para o sofrimento” e “Rota de colisão”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A guerra bacteriológica e viral


Cristão ou reformador? publicado primeiro em https://guiame.com.br

Pregador Luo lança o clipe "Família"

Pregador Luo lança o clipe "Família"

Pregador Luo lançou recentemente em todos os aplicativos de música, o single “Família”, pela Universal Music Christian Group, que já veio acompanhado de um clipe, publicado no canal oficial do rapper no YouTube.

O clipe foi gravado no bairro do Brooklin, em Nova York, em janeiro deste ano (dois meses antes do início do período de quarentena em razão da pandemia do coronavírus), sob a direção de Leandro Paz Nascimento.

Segundo Luo, a música pretende passar uma mensagem sobre a restauração de relacionamentos dentro das famílias e falar sobre a importância de fortalecer esse elo.

"A ideia da música ‘Família’ é restabelecer elos entre pais, filhos, irmãos e demais membros da família e fortalecer o respeito e a união entre os familiares. Tudo isso sem esquecer também dos laços que temos com amigos que fazemos ao longo da vida e acabam se tornando importantes ao ponto de ganharem um status tão relevante - ou mais - do que alguns familiares", afirmou.

O rapper também celebrou o fato de contar com a participação de amigos de outras nacionalidades no vídeo.

"Além disso, pude contar no vídeo com a participação de amigos americanos, africanos e brasileiros e também rodar algumas cenas na barbearia do Mike, que conheço há quase 10 anos e que sempre corta meu cabelo quando vou a NY", contou.

A nova faixa integra o repertório do EP "A Senha", lançado por Luo no último dia 7 de abril, via Universal Music Christian Group.

Clique abaixo para conferir o clipe:


Pregador Luo lança o clipe "Família" publicado primeiro em https://guiame.com.br

Israel celebra 72 anos de independência em meio ao confinamento social

Israel celebra 72 anos de independência em meio ao confinamento social

As comemorações dos 72 anos de independência de Israel começaram na terça-feira (28) no Monte Herzl, em Jerusalém, com a tradicional cerimônia de acendimento das 12 tochas, mas sem a presença do público, enquanto o país enfrenta a epidemia do novo coronavírus.

Enquanto Israel está em isolamento social para conter a propagação do Covid-19, a maioria das cidades cancelou os tradicionais shows de artifício, considerando-os “inapropriados” neste momento.

A cerimônia começou com uma mensagem em vídeo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que disse que Israel nunca viu um Dia da Independência como o deste ano.

“Estamos separados fisicamente, mas estamos mais próximos do que nunca”, disse ele. “Nas últimas semanas, enfrentamos um teste histórico, fizemos decisões, tomamos medidas e passamos por isso juntos. Protegemos nossas mães e pais, avós e avôs — porque todos entendemos que na era dos coronavírus, o amor é expresso pela distância”.

“Chegará o dia em que os abraços voltarão às nossas vidas, mas ainda não chegamos lá, porque a epidemia ainda está aqui e as orientações devem ser seguidas”, Netanyahu acrescentou.

O presidente do Knesset, o parlamento de Israel, também falou durante a cerimônia. “Estamos lidando com tempos difíceis e precisamos nos preparar para outros ainda mais difíceis”, disse Benjamin Gantz.

“Enfrentamos um inimigo que não conhecemos. Um inimigo que não diferencia judeus, árabes, drusos, circassianos, haredi, religiosos, seculares, de direita ou de esquerda”, acrescentou.


Benny Gantz acende uma tocha na cerimônia oficial do Dia da Independência de Israel. (Foto: Elad Malka)

Gantz acendeu a primeira das 12 tochas, que simbolizam as Doze Tribos de Israel, seguida pelo cantor e compositor israelense Idan Raichel, que explodiu em lágrimas de emoção.

Outra tocha foi acesa pela médica Galia Rahav-Rakover, que chefia o departamento de doenças infecciosas do Centro Médico Sheba, em Tel Hashomer, no distrito de Tel Aviv.

“Eu carrego essa tocha em homenagem a meus colegas e amigos — médicos, técnicos de laboratório, pesquisadores e toda a equipe de suporte do sistema de saúde israelense, que nas últimas semanas esteve na linha de frente na luta contra o coronavírus”, ela disse.

A cerimônia foi seguida por apresentações dos principais músicos de Israel. No final, os anfitriões incentivaram o público israelense a continuar as celebrações em suas casas e varandas.


Israel celebra 72 anos de independência em meio ao confinamento social publicado primeiro em https://guiame.com.br

Cristãos têm suas casas destruídas e são expulsos de vila por adorarem a Jesus, no Laos

Cristãos têm suas casas destruídas e são expulsos de vila por adorarem a Jesus, no Laos

Dois meses atrás, no norte do Laos, três famílias cristãs acordaram com a voz estrondosa do chefe da remota vila onde moravam. Enquanto estava do lado de fora de suas casas, o líder da comunidade que eles haviam feito parte de suas vidas inteiras anunciou que ele e toda a população da vila estavam lá para destruir suas casas.

Naquele dia, essas famílias tiveram suas casas destruídas e foram expulsos de sua comunidade, porque deixaram a religião da tribo para seguir Jesus. As famílias fugiram juntas para um campo de arroz próximo, onde montaram abrigos improvisados.

Dias depois, os moradores da vila descobriram onde os cristãos estavam abrigados e destruíram suas “casas” improvisadas mais uma vez.

Há alguns dias, a Portas Abertas (EUA) recebeu um relato de um pastor pastor local, que lidera a igreja dessas famílias. Depois de se mudarem mais uma vez, as famílias foram informadas pelo chefe de sua antiga vila que deveriam se mudar mais uma vez porque ainda poderiam "enfurecer os espíritos da vila".

O pastor que entrou em contato com nossa equipe compartilhou que um cristão de outro distrito ouviu falar da situação dessas famílias e decidiu ajudá-las. Ele ofereceu ao grupo de cristãos perseguidas sua antiga casa com um aluguel de baixo valor. Então, o pastor dessas famílias as ajudou a se estabelecerem nessa nova casa e uma igreja lhes forneceu comida.

A Portas Abertas (EUA) também assegurou que irá apoiá-los, pagando o aluguel da casa e ajudando com outras necessidades. Porém a logística de ajudá-los ficou ainda mais complicada, devido à restrições em razão da pandemia do coronavírus.

Cristãos convertidos se tornam "vulneráveis" no Laos

A rejeição e revolta que essas famílias passaram nos últimos três meses tipificam a situação dos convertidos cristãos no Laos, que é um dos cinco países marxistas-leninistas remanescentes do mundo. O país é estritamente contrário a qualquer influência considerada estrangeira ou ocidental.

No Laos, o Partido Comunista exerce enorme pressão sobre a pequena minoria cristã. Por isso, a Portas Abertas (EUA) tem recebido vários relatos de cristãos que são expulsos de suas casas e até agredidos por causa de sua fé em Jesus. Nas áreas rurais, os moradores da vila observam os cristãos com suspeita.

Neste país do sudeste asiático, de pouco mais de 7,3 milhões de habitantes, os convertidos ao cristianismo somam 227.000 pessoas atualmente. Essa minoria enfrenta as formas mais graves de perseguição religiosa. No Laos, abandonar o budismo ou as crenças animistas tribais, por exemplo, é visto como uma traição aos membros da família e à comunidade.

Consequentemente, os cristãos acabam sendo perseguidos por suas próprias famílias nuclear ou extensiva (geralmente uma família nuclear do Laos é composta por três gerações sob o mesmo teto) e pelas autoridades locais que frequentemente agitam a comunidade, como é o caso dessas famílias que atualmente estão sofrendo perseguição. Como resultado, os cristãos devem tomar extrema cautela para evitar reações negativas por parte de funcionários do governo.

Atualmente, o Laos é o país número 20 na lista mundial sobre perseguição da Portas Abertas.


Cristãos têm suas casas destruídas e são expulsos de vila por adorarem a Jesus, no Laos publicado primeiro em https://guiame.com.br