sexta-feira, 1 de março de 2019

Tiago Andrino critica Governo do TO: “O estado está tendo atitudes desumanas contra a saúde do município”

Foto: Aline Batista / Câmara Municipal

Durante a audiência pública para a prestação de contas da saúde municipal, referente ao terceiro quadrimestre de 2018, o vereador Tiago Andrino (PSB) demonstrou preocupação com a sustentabilidade da qualidade do atendimento na saúde municipal. Lembrando o caráter tripartite do Sistema Único de Saúde, o parlamentar falou sobre os erros do Estado e a PEC 95, que congela os investimentos na saúde.

“Não é discurso político que vai nos dividir e separar o grande problema porque o SUS é tripartite – Estado, União e Município e aqui no orçamento e na execução do SUS nós estamos vendo onde é que está o problema. O governo está tendo atitudes desumanas contra a saúde do município, mandando médico embora, deixando a população à mercê, como se a saúde fosse uma burocracia, um indicador econômico onde você economiza. Estamos falando de pessoas, de direitos humanos, garantidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição da República. O que o Estado está fazendo com a saúde do Tocantins é uma repetição de erros, e um tratamento totalmente desumano”, lamentou.

Andrino lembrou ainda a PEC 95 e o teto de gastos, e alertou os pares a ficarem alertas no que se refere aos investimentos do Governo Federal na Saúde, pontuando o absurdo da Emenda Constitucional implantada em meio a uma República repleta de privilégios.

“O município foi responsável por 59,53% do orçamento, enquanto a União arcou com 36,40% e o Estado com 3,44%. Precisamos estar atentos ao repasse da União que vai diminuir, e com esse Estado que não tem feito nada pela saúde, nós vamos entrar em colapso a partir do ano que vem. Essa PEC é desumana, ataca principalmente a saúde e educação, mas não tiveram coragem de acabar com os grandes privilégios da república do Brasil, com os super salários”, salientou.

Encaminhamentos

Além de questionar o secretário Daniel Borini sobre as ações para evitar que a saúde municipal seja prejudicada pelas questões de Estado e União, Andrino solicitou ao gestor que dê uma atenção especial aos agentes de saúde e endemias, com o objetivo de valorizar a categoria, bem como avalie a criação do cargo de motorista de ambulância, ainda inexistente no município.

Com informações tiagoandrino.com.br

O post Tiago Andrino critica Governo do TO: “O estado está tendo atitudes desumanas contra a saúde do município” apareceu primeiro em Gospel Geral.


Tiago Andrino critica Governo do TO: “O estado está tendo atitudes desumanas contra a saúde do município” publicado primeiro em https://www.gospelgeral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário