quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Médico missionário morre vítima de bombardeios enquanto salvava feridos, na Turquia

Médico missionário morre vítima de bombardeios enquanto salvava feridos, na Turquia

Dave Eubank, fundador do Free Burma Rangers (FBR), disse ao Rojova Information Center que Zhao Sang, médico e fotógrafo voluntário, morreu vítima de bombardeios turcos.

Zhao Sang deixa sua esposa Lunu, e uma filha, que acaba de fazer seu primeiro aniversário.

“Comprometemo-nos a cuidar de sua esposa e filha o máximo que pudermos. Acreditamos que Zau está com Jesus agora, naquilo que o povo da Birmânia chama de “a terra não descoberta”. Ele agora a descobriu”, escreveu Eubank em comunicado.

“Sei que ele está feliz e ainda sorrindo, como sempre fazia, mas estamos tristes porque o mundo está mais vazio sem ele”, declarou Eubank.

Logo após a invasão turca do nordeste da Síria, em 9 de outubro, a equipe de médicos de combate de Eubank, câmeras e voluntários humanitários trabalharam nas linhas de frente com grande risco para suas vidas.

Eles resgataram os feridos, prestaram ajuda prática aos desabrigados em consequência da guerra e confortaram os que estavam em perigo.

Apesar da morte de Sang, Eubank prometeu que sua missão de misericórdia permanecerá: "Vamos ficar aqui e continuar falando sobre esta zona de invasão, essa zona de morte, que a Turquia e seus representantes, jihadistas e outros criaram".

Há semanas, o Eubank dá o alarme de que não houve cessar-fogo e alertou sobre os jihadistas que estão limpando etnicamente parte do nordeste da Síria.

Ele disse à CBN News há uma semana: "Não há cessar-fogo e eu gostaria que o mundo finalmente admitisse isso".

A morte de Sang prova o que Eubank vem dizendo há semanas, que não há cessar-fogo nesta parte estratégica do nordeste da Síria.

As tropas jihadistas lideradas pela Turquia agora abrem caminho a poucos quilômetros da cidade estratégica de Tel Tamer, lar de muitos cristãos e outras minorias religiosas.

Muitos já fugiram e parece ser uma estratégia deliberada de limpeza étnica por esses jihadistas. Antes, na cidade de Ras al Ain, os jihadistas disseram aos cristãos que tinham ordens para não matá-los, mas confiscaram suas terras.

Essa estratégia foi denominada “limpeza étnica suave” desde que, quando a pessoas não têm mais suas terras, elas perdem o seu sustento e simplesmente saem.

Eubank e outros também pediram que os EUA retornassem à área, para suspender a invasão turca ou que, pelo menos, impusessem uma zona de exclusão aérea.


Médico missionário morre vítima de bombardeios enquanto salvava feridos, na Turquia publicado primeiro em https://guiame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário