quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Dia de Finados: preparativos dos cemitérios municipais da Capital estão sendo finalizados

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), está concluindo os preparativos dos cemitérios municipais da Capital para as tradicionais visitas do Dia de Finados, no próximo sábado, 02.

Nesta quinta-feira, 31, está sendo finalizada a nova identificação de alas do maior cemitério de Palmas, o Jardim da Paz. Lá já foram concluídos os trabalhos de limpeza, pintura, roçagem e reforma da capela.

No Cemitério São Miguel estão sendo finalizadas a pintura e a plotagem do cruzeiro. Demais manutenções e limpezas já foram concluídas. No Cemitério de Taquaruçu estão sendo feitos os últimos preparativos, incluindo roçagem e nova pintura. O Cemitério de Buritirana foi o primeiro a ter todos os preparativos concluídos.

No dia 2 de novembro, uma equipe da Seisp ficará de plantão na sala da administração do cemitério para auxiliar os visitantes do Jardim da Paz na confirmação de dados de sepultados (data de falecimento e nome completo) e localização das alas de sepultamento.

Vale ressaltar que as missas e cultos evangélicos e espíritas no Cemitério Jardim da Paz acontecerão a cada uma hora das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Cemitérios municipais

– Cemitério Jardim da Paz – Rodovia TO-020 Km 2 do trevo no sentido Palmas a Aparecida do Rio Negro;

– Cemitério São Miguel – à margem direita da TO-050, a 3 km de Taquaralto – sentido Palmas a Porto Nacional;

– Cemitério de Taquaruçu – à esquerda da entrada do distrito pela TO-020;

– Cemitério de Buritirana – próximo à saída do distrito, no sentido Palmas a Santa Tereza do Tocantins.

O post Dia de Finados: preparativos dos cemitérios municipais da Capital estão sendo finalizados apareceu primeiro em Gospel Geral.


Dia de Finados: preparativos dos cemitérios municipais da Capital estão sendo finalizados publicado primeiro em https://www.gospelgeral.com.br

Vereador cobra explicações sobre imposição do Halloween em escolas do TO; “ Dia das Mães querem tirar”

“Alguns pais de alunos me procuraram para dizer que estão indignados com a imposição da comemoração do Halloween em escolas do Tocantins. Os que optaram em não participar, por terem seus conceitos cristãos, estão sendo constrangidos a fazer trabalho explicando o porquê.”, foi o que disse o vereador Filipe Martins (PSC) na manhã desta quinta-feira, 31, durante sessão na Câmara.

Pedindo esclarecimentos a Secretaria Estadual de Educação, o vereador de Palmas demonstrou preocupação com a comemoração do Halloween, conhecido como Dia das Bruxas, segundo ele, uma festa macabra que não faz parte da cultura do estado.

O parlamentar entende que, além de ocupar o tempo de aulas realmente importantes, o tema não acrescenta nada na formação das crianças.

“O que tem que valer nota é português, matemática, história, geografia. Fica o meu repúdio e pedido de explicações.  As crianças e adolescentes vestem fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros para comemorar exatamente o quê?”, disparou.

Filipe Martins lembrou que a festa é cheia de personagens ligados ao terror, bruxaria e feitiçarias, como: bruxas, fantasmas, zumbis e caveiras. Ele entende que a comemoração não deveria ser imposta, já que não faz parte do conteúdo de aprendizagem e lembrou que o constrangimento pode até render processo ao acionar o Ministério Público.

“Não é todo pai e mãe que vai aceitar que seus filhos se vistam de diabos, bruxos e bruxas, se pintar dos mais bizarros personagens, e tudo isso para que? Para exaltar aquilo que não deve ser exaltado?”, lamentou.

Em maio deste ano, Filipe Martins denunciou na Câmara a extinção da comemoração do “Dia das Mães” das escolas do Tocantins.

“Querem tirar o dia das mães e comemorar o dia das bruxas. Não faz sentido dar espaço para uma festa diabólica e satânica como essa. O espirito santo precisa de liberdade para entrar e agir, já os demônios invadem. Em tempos de tantos suicídios e mutilações, não podemos dar espaço para isso ”, justificou.

Área de anexos

O post Vereador cobra explicações sobre imposição do Halloween em escolas do TO; “ Dia das Mães querem tirar” apareceu primeiro em Gospel Geral.


Vereador cobra explicações sobre imposição do Halloween em escolas do TO; “ Dia das Mães querem tirar” publicado primeiro em https://www.gospelgeral.com.br

Vereador alerta sociedade sobre golpe de clonagem do WhatsApp

O vereador Filipe Martins (PSC) usou a tribuna da Câmara de Palmas nesta quarta-feira, 29, para alertar a população sobre o golpe de clonagem de WhatsApp.

Neste tipo de golpe, os estelionatários conseguem invadir ou clonar o aplicativo de usuários para acessar seus contatos e, sob as mais variadas desculpas, pedir dinheiro emprestado em nome da vítima.

O parlamentar disse que um amigo dele foi vítima do golpe e só conseguiu se livrar porque teria feito uma pergunta de segurança.

“A população precisa estar atenta porque os criminosos tentam extorquir e tirar dinheiro de pessoas de bem usando assuntos como doença, dificuldade financeira, então desconfie sempre”, disse Martins

Cinco dicas de técnicos para evitar que seu celular seja invadido:

1. Sempre ative o recurso de autenticação em duas etapas;
2. Nunca forneça sua senha por SMS, telefone ou e-mail;
3. Não clique em links inesperados que chegaram por e-mail ou SMS;
4. Não revele seus dados durante ligações de suposta operadora ou banco;
5. Mantenha seu antivírus sempre atualizado.

Passo a passo para a vítima de fraude online:

1. Guarde toda a comunicação referente à ocorrência;
2. Faça prints das telas com as informações;
3. Registre, o mais rápido possível, a reclamação junto ao suporte do banco ou loja;
4. Faça boletim de ocorrência perante a autoridade policial;
5. Formalize sua reclamação no PROCON, Banco Central e em outros sites como o Reclame Aqui.

Se o seu prejuízo não for ressarcido, considere contar com a opinião de um advogado. Um profissional experiente poderá analisar os fatos e recomendar o melhor caminho a ser seguido.

O post Vereador alerta sociedade sobre golpe de clonagem do WhatsApp apareceu primeiro em Gospel Geral.


Vereador alerta sociedade sobre golpe de clonagem do WhatsApp publicado primeiro em https://www.gospelgeral.com.br

Conheça o evangelista que saiu do Brasil para pregar às multidões no Oriente Médio

Conheça o evangelista que saiu do Brasil para pregar às multidões no Oriente Médio

Multidões estão ouvindo sobre o Evangelho de Cristo pela primeira vez em países inalcançados do Oriente Médio. No entanto, o principal foco do campo missionário não está na meta de conversões, mas sim no verdadeiro discipulado.

O evangelista Chileno Vergara, fundador do ministério One Passion, tem realizado cruzadas evangelísticas em países onde os cristãos são minoria. Em sua última cruzada, realizada no Paquistão, o batismo de uma idosa levou uma multidão a descer às águas.

Mesmo com os riscos, Vergara tem percorrido locais hostis ao lado de sua esposa, Lana, e uma equipe de pessoas dispostas a cumprir o propósito bíblico do ‘ide’. 

“Se fossemos escolher o caminho mais fácil, a igreja nunca teria saído de Jerusalém e ido até os confins da Terra. Não nos movemos por oportunidade nem por necessidade, mas sim pelo propósito de Deus”, disse Chileno em entrevista exclusiva ao Guiame.

Assim como indica seu apelido, Cristopher Vergara nasceu no Chile mas têm uma forte relação com o Brasil, onde consolidou seu ministério. “Grande parte do que eu sou hoje é graças ao Brasil. Tudo o que eu semeei no Chile, eu colhi abundantemente no Brasil”, destaca.

Filho de um ex-presidiário, Vergara se converteu ao cristianismo aos 17 anos através das orações de sua mãe. Depois de uma experiência com Deus “no mesmo sofá em que ela orava”, ele nasceu de novo e começou sua jornada cristã.

Pouco depois ele iniciou o Seminário de Teologia no Chile e passou a servir sua igreja local através de serviços de limpeza. Vendo a disposição de Vergara, seu pastor o convidou para trabalhar no Instituto Canzion, fundado pelo cantor Marcos Witt. Nesse período, ele passou a receber profecias a respeito de uma nova vida em outro país.

Movido pelo sonho de trabalhar com o evangelista Reinhard Bonnke — conhecido principalmente por suas cruzadas evangelísticas em toda a África — Vergara foi até uma conferência em Curitiba, no Paraná, e falou com o representante do ministério Bonnke na América Latina.

“Eu falei com ele em inglês: ‘Eu viajei desde o Chile porque Deus me chamou para trabalhar aqui com vocês. Eu não quero dinheiro, eu só quero que vocês me deixem limpar os banheiros. Me dê seus banheiros por seis meses, e você verá os melhores banheiros do escritório. Ele me respondeu: ‘Ninguém nunca pediu isso’. Cheguei lá e não tinha nem onde morar, mas Deus começou a providenciar em minha vida”, Vergara conta.


Chileno Vergara, fundador do One Passion, faz cruzadas evangelísticas em países do Oriente Médio. (Foto: Chileno Vergara)

Chileno Vergara passou a participar de conferências ligadas a Bonnke por todo o Brasil, e também passou a pregar nas igrejas do país, consolidando seu ministério.

Seu chamado para evangelizar multidões foi desenvolvido ao longo da caminhada cristã, segundo Vergara. “Comecei a perceber em mim uma paixão por levar Cristo, eu gostava de evangelizar. Isso começou a crescer e se desenvolver”, disse. 

Inicialmente, o ministério One Passion realizava cruzadas evangelísticas nos países inalcançados. Depois, as cruzadas passaram a gerar batismos, e os batismos passaram a gerar treinamentos de nativos, que resultaram na plantação de igrejas e escolas.

“Hoje creio, sem dúvidas, que a maior expressão do ‘ide’ é a plantação de igrejas. Deus não me chamou para fazer novos convertidos, Ele me chamou para fazer discípulos. As cruzadas são só o primeiro passo, já que geralmente não temos contato anterior com as pessoas”, explica Vergara.

Evangelho para as multidões

Para Vergara, a principal diferença entre o evangelismo individual e o evangelismo em massa está na “forma como se pesca”. “A Bíblia claramente nos mostra isso. Algumas pessoas são pescadas com caniço, outras com a mão, outras com a rede. Eu confesso que, por alguma razão, a multidão sempre tem vindo. Eu subo em cima de uma ponte ou de um caminhão, e ela começa a vir para escutar o Evangelho”, observa.

“Sei que há muitas pessoas fazendo um trabalho importante evangelizando um a um, mas Deus me deu graça para evangelizar em massa. Eu gosto, tenho facilidade. Em qualquer lugar que eu vou, o pessoal começa a ouvir e uma multidão se forma para ouvir o Evangelho”, acrescenta.


Chileno Vergara, fundador do One Passion, faz cruzadas evangelísticas em países do Oriente Médio. (Foto: Chileno Vergara)

A principal dificuldade de evangelizar os países inalcançados é, em primeiro lugar, a perseguição religiosa. “Não só os cristãos, todas as religiões sofrem perseguição religiosa. Os muçulmanos no Mianmar, por exemplo, são perseguidos pelos budistas”, destaca. 

“É importante destacar que essa perseguição vai muito além de alguém cortar a cabeça, decapitar ou queimar. A perseguição acontece em todos os aspectos - muitos não têm acesso à educação, emprego ou nem mesmo à água”, explica. “Tem lugares que, só por ter uma igreja, os valores das propriedades ao redor caem”.

Em segundo lugar, está a dificuldade da falta de apoio da igreja livre em relação à igreja perseguida. “Menos de 1% dos recursos da igreja ocidental vão para países perseguidos. O investimento é pouquíssimo, há pouca consciência; a maioria das igrejas mandam missionários para países que já foram evangelizados”, observa o evangelista.

“Eu creio que muitas igrejas não ajudam não porque não querem, mas porque não sabem como. Há muitos países que eu não consigo mais entrar por causa da minha exposição, mas eu me exponho para que todo mundo possa conhecer a realidade dos países perseguidos e inspirar milhares de pessoas, para que entendam que não há país fechado para o poder do Espírito Santo, e que o inferno não vai prevalecer. Por isso que eu faço o que faço”, completa.

“Às vezes é mais fácil abrir uma igreja em um quarteirão onde há cinco igrejas do lado. É por que é a vontade de Deus? Eu creio que não, é porque é mais fácil. Mas se fossemos escolher o caminho mais fácil, a igreja nunca teria saído de Jerusalém e ido até os confins da Terra. Não nos movemos por oportunidade nem por necessidade, mas sim pelo propósito de Deus. Porque se fosse por oportunidade ou necessidade, seríamos oportunistas em nome de Deus”, finaliza Vergara.


Chileno Vergara, fundador do One Passion, faz cruzadas evangelísticas em países do Oriente Médio. (Foto: Chileno Vergara)


Conheça o evangelista que saiu do Brasil para pregar às multidões no Oriente Médio publicado primeiro em https://guiame.com.br

Provoque o seu milagre

Provoque o seu milagre

Você sabia que o milagre pode ser provocado? Isso mesmo! Muitas vezes ficamos choramingando, invocando a autopiedade, nos fazendo de vítimas das desgraças, quando, na verdade, o que Deus espera de nós é uma reação e até mesmo uma indignação frente às adversidades.

No artigo passado, publicado aqui no Guiame, falamos da mulher cananeia (Marcos 7:25-30) que não se importou nem mesmo com as palavras “humilhantes” de Jesus para ela quando estava em busca de “migalhas” para saciar sua fome por milagres. Aquela mulher, embora estivesse vivendo um período de angústia e desespero devido sua filha estar atormentada por um “espírito imundo”, não hesitou em provocar o seu milagre! Ela foi atrás de migalhas, mas encontrou um banquete!

Vejamos as atitudes que ela teve e que provocaram o milagre que desejava:

Primeiro ela foi até aquele que poderia fazer o milagre. Esse passo é fundamental, pois milagre pertence à esfera do sobrenatural e só Deus pode realizá-lo. Depois ela não ficou presa à sua desgraça, mas teve atitude, saiu do seu ambiente de problemas e foi buscar o que precisava e queria. Por último, ela se humilhou diante de Jesus, demonstrando uma fé que Ele disse nunca ter visto! Então guarde estes ingredientes: Ir até Deus, ter atitude, expor a fé. Bem, o resultado já sabemos: Ela saiu de lá com o seu milagre!

Agora vamos ver a atitude de um rei chamado Ezequias. Ele governava Israel e havia feito grandes coisas pelo povo. Quando Ezequias ficou doente, Deus pediu ao profeta Isaías que o visitasse com uma mensagem: “Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.” (2 Reis 20:1).

A situação de Ezequias exigia um milagre! Ele iria morrer e o próprio Deus havia dito isso a ele. Mas aqui também vemos alguém que soube provocar o milagre que precisava.

Ezequias imediatamente virou-se para a parede começou a chorar e a clamar a Deus dizendo: “Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.” (2 Reis 20:3)

O que aconteceu depois dessa provocação de Ezequias? Deus o respondeu com um milagre: “...Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.” (2 Reis 20:5,6)

Agora te pergunto: Você está à espera de um milagre? Ou: Você conhece alguém que precisa de um milagre? Então, tenha atitudes ou mostre que é possível provocar o milagre diante de Deus. Jesus deixou isso bem claro também quando falou da viúva que foi importunar o juiz iníquo (Lucas 18), que acabou decidindo em favor dela, diante da insistência daquela mulher em sua porta!

Faça o mesmo. Temos um Justo Juiz. Um Deus para quem nada é impossível. Nós, como filhos que reconhecem o poder e a autoridade do Pai, sabemos que a maior alegria Dele é nos abençoar.

Lembre-se que tudo foi criado por amor de nós!

Não fique preso ao sentimentalismo, ao vitimismo, à autopiedade... Não fique preso! Estas situações que brotam das nossas emoções tomam volume para nos paralisar. Mas o que temos que fazer é ter atitude! Seja como a mulher cananeia ou como o rei Ezequias. Se fizermos isso, diante do Deus poderoso que temos, teremos um grande milagre para viver e para contar!

Comece hoje mesmo a provocar o seu milagre.

O Pai ama você!

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


Provoque o seu milagre publicado primeiro em https://guiame.com.br

Homem ora na beira da estrada após terremoto que atingiu as Filipinas

Homem ora na beira da estrada após terremoto que atingiu as Filipinas

A imagem de um homem orando na beira da estrada após um terremoto mortal atingir sua cidade nas Filipinas está capturando o coração de todos.

A cena foi capturada em 29 de outubro, por volta das 9h, quando um terremoto de 6,6 graus na escala Richter atingiu a ilha de Mindanao, nas Filipinas. O terremoto danificou mais de 5500 infraestruturas, destruiu mais de 1200 casas e feriu pelo menos 215 pessoas. Infelizmente, os relatórios indicam que pelo menos sete pessoas morreram.

O terremoto destrutivo e mortal teve seu epicentro em Tulunan, na província de Cotabato e afetou toda a ilha de Mindanao. Consequentemente, a Indonésia também sentiu os efeitos do terremoto.

Foi o terceiro terremoto mais poderoso a atingir Mindanao em duas semanas. A ilha havia começado a se recuperar de um terremoto de 6,3 ocorrido em 16 de outubro e outro no dia 29, de 6,6 graus na escala Richter.

"A localização é quase a mesma de 16 de outubro", disse Erlinton Olavere, especialista em pesquisa do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.

Após o terremoto, vários tremores secundários foram sentidos pela ilha e intensificaram os danos.

Um raio de esperança

A foto de um homem idoso orando ao lado da estrada está circulando na Internet e inspirando a todos. O homem era da mesma província que o terremoto ocorreu e a foto foi capturada momentos depois do terremoto mais recente.

“Essa imagem me lembra um salmo que nos assegura que Deus é nosso refúgio e força em tempos de angústia. Na verdade, esse homem sabia a quem recorrer e a quem se refugiar quando o desastre acontecesse”, disse a escritora Gail Marvel.

“Que as ações desse homem sempre nos lembrem que Deus é mais poderoso do que qualquer circunstância! Ele é a nossa força e refúgio!”, acrescentou.


Homem ora na beira da estrada após terremoto que atingiu as Filipinas publicado primeiro em https://guiame.com.br

O Senhor é Senhor?

O Senhor é Senhor?

O Senhor falou. Peça ao Senhor. Jesus é meu Senhor. Confia no Senhor. Cristo é meu Senhor. O Senhor me revelou. As frases são muitas. São recorrentes. São corriqueiras. Fazem parte do vocabulário gospel. Não importa o espaço, se de moçada ou de idosos, se de liberais ou de conservadores, são frases que fazem parte natural das mais variadas cenas.

O detalhe é que o fato do uso da palavra “Senhor” ser comum não deveria torná-la comum! Usa-se indiscriminadamente a palavra, tanto para afirmações quanto para negações. Qualquer um usa, em qualquer momento, em qualquer situação. De tão extenso que ficou, cada vez que ouço a palavra “Senhor” ser usada, por vezes tenho que fazer a pergunta: qual Senhor? Exatamente sobre qual Senhor as pessoas estão se referindo?

O problema que esta confusão causa não é novo. Já acontecia nos tempos de Jesus. Num de seus mais famosos sermões ele questionou a insistência de algumas pessoas em chamá-lo de Senhor. No evangelho de Lucas, no sermão da montanha, capítulo 6 e versículo 46 Cristo faz a seguinte pergunta: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’, se não me obedecem?”.

Apenas uma pergunta simples, clara e direta é o que basta para entendermos a essência do termo. No questionamento de Jesus fica claro o incômodo. Se inexiste obediência no relacionamento com Ele, não existe o senhorio dele na vida daquele que fica a repetir a palavra “Senhor” feito um papagaio, e não como um servo.

Pode até ser que nestes tempos de pós-modernidade tenha se evidenciado, mas é um dilema antigo. Todas as gerações tiveram e têm pessoas que querem a Cristo como seu Salvador, mas não como seu Senhor. Enquanto Ele se manifesta como a máxima expressão do amor e do perdão, tudo ok. Mas quando Sua palavra estabelece limites, moral e um caminho novo a seguir, a coisa começa a desencantar. O evangelho, no entanto, não é pregado para encantar, ele é pregado para salvar todo aquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.

Observe como o salmista constrói seu pensamento em relação à obediência no Salmo 4:3, “Prestem atenção a este fato: o Senhor separa o homem obediente para viver ao seu lado. É por isso que Ele me ouve quando oro e peço ajuda.” Em algumas traduções, a expressão “homem obediente” aparece como “homem piedoso”, ampliando em muito o significado da obediência no relacionamento com Ele. Afinal, como afirmou Russel Shedd: “Obediência sem amor é servil. Amor sem obediência é irreal.”

Enfim, segundo a pergunta do próprio Jesus, só tem legitimidade para chamá-lo de Senhor quem O obedece. E quem O obedece? Esta é uma resposta que somente Cristo e aquele que O segue podem responder. Não é papel de ninguém ficar apontando o dedo para os outros e definir quem é ou não obediente. O fato é que cada um de nós, se não em todas, em muitas situações sabemos quando estamos sendo obedientes, quando estamos pisando na bola. Portanto cabe a cada um corrigir rotas, mudar atitudes e responder para si mesmo se quer ou não o senhorio de Cristo em sua vida.

Por que saber se o uso da palavra “Senhor” é teórico, autêntico, verdadeiro ou mentiroso é tão importante? Porque aqueles que leem o livro que o Espírito do próprio Deus inspirou, sabem que terá um dia no qual Cristo olhará para muitos e dirá: “Vocês me chamavam de Senhor, Senhor, e faziam muitas coisas em meu nome, porém eu nunca vos conheci...” Não perca tempo impressionando os outros, mas invista tempo num relacionamento onde o Senhor de fato seja o seu Senhor.

Edmilson Ferreira Mendes é teólogo. Atua profissionalmente há mais de 20 anos na área de Propaganda e Marketing. Voluntariamente, exerce o pastorado há mais de dez anos. Além de conferencista e preletor em vários eventos, também é escritor, autor de quatro livros: '"Adolescência Virtual", "Por que esta geração não acorda?", "Caminhos" e "Aliança".

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


O Senhor é Senhor? publicado primeiro em https://guiame.com.br

Durante Outubro Rosa, Lucianne Cruz lança o single "Não Vai Ficar Assim"

Durante Outubro Rosa, Lucianne Cruz lança o single "Não Vai Ficar Assim"

A cantora Lucianne Cruz lançou na última terça-feira (22) o single Não Vai Ficar Assim. Com uma mensagem poderosa, a música é um grande incentivo às mulheres que estão batalhando contra o câncer, seja ele qual for. E também para as que estão passando por problemas em outras áreas da vida.

"Ao ver nos olhos da minha irmã seu sofrimento diário contra o câncer de mama e toda essa luta que ela tem travado, obstáculos, palavras negativas dos médicos, ela ainda tem a certeza de que mesmo diante de toda essa tortura física e psicológica o mais importante é permanecer íntegra na fé e confiante, pois seu futuro está nas mãos de Deus", ressalta.

Lucianne desejou encorajar sua irmã para que ela continuasse lutando e procurou por uma canção que a animasse. Foi quando encontrou o compositor Jeo Moraes, que gentilmente cedeu a música para gravação.

"Não Vai Ficar Assim é uma canção que nos anima a continuar na luta, sem desistir, sem desanimar. Deus nos fez uma promessa, Ele está conosco. Na fraqueza encontramos forças em Cristo e toda mulher necessita ouvir uma palavra que a levante e a impulsione", finaliza.

O single já está disponível nas plataformas digitais NovaFase.ffm.to/NaoVaiFicarAssim e também em seu canal no YouTube, clicando no vídeo acima.


Durante Outubro Rosa, Lucianne Cruz lança o single "Não Vai Ficar Assim" publicado primeiro em https://guiame.com.br

Reforma Protestante: As 10 diferenças entre Martinho Lutero e João Calvino

Reforma Protestante: As 10 diferenças entre Martinho Lutero e João Calvino

Em 31 de outubro de 1517 um monge agostiniano revolucionou a história europeia pregando suas 95 teses na porta da igreja do castelo, que ficava em Wittenberg (Alemanha). O referido monge não era outro senão o aclamado pela crítica Martin Luther (Martinho Lutero).

Graças às façanhas ousadas de Lutero, ele, sem querer, deu origem à Reforma Protestante (embora o termo protestante não tenha sido usado até doze anos depois).

Seu zelo pelas Escrituras gerou uma série de teólogos pró-Reforma, como Matthias Flacius, Urbanus Rhegius, Johannes Brenz e Martin Chemnitz - "o segundo Lutero" - dentro do campo luterano. Além do fiel companheiro de Lutero, Philip Melanchthon. Os dois eram perfeitamente adequados para ministrar juntos.

Certa vez, Martinho Lutero comentou: “Sou grosseiro, barulhento, tempestuoso e beligerante. Eu nasci para lutar contra inúmeros monstros e demônios. Devo remover tocos e pedras, cortar cardos e espinhos e limpar florestas selvagens; mas o Mestre Philip vem suave e gentilmente, semeando água de alegria de acordo com os dons que Deus lhe concedeu em abundância”.

Lutero também inadvertidamente abriu caminho para um campo mais reformado com protestantismo, com gigantes como Martin Bucer, Huldrych Zwingli, Heinrich Bullinger e Theodore Beza.

No entanto, muito acima de todos os pensadores mencionados, destaca-se outro teólogo reformado cuja fama é igual - e, em alguns setores, supera - a de Martinho Lutero. Nascido na França em 1509, João Calvino passou a maior parte de sua vida ministerial em Genebra (Suíça), desenvolvendo o que o reformador escocês John Knox mais tarde designaria como: “A escola mais perfeita de Cristo que já existiu na terra desde os dias dos apóstolos. Em outros lugares, confesso que Cristo foi verdadeiramente pregado; mas as maneiras e a religião são tão seriamente reformadas que ainda não vi em muitos lugares”. Palavras bastante impressionantes dos lábios de um escocês não exatamente conhecido por sua bajulação para falar de João Calvino.

Então aqui temos os dois verdadeiros campeões da fé protestante: O alemão Martinho Lutero e o francês João Calvino. Existem diferenças entre eles? Quais são elas? Vamos descobrir.

Aqui estão dez diferenças entre Lutero e Calvino:

1. Primeiro Lutero e depois Calvino

A primeira coisa que devemos levar em consideração é que Calvino era muito mais jovem que Lutero, 26 anos para ser mais preciso. Quando Lutero colocou suas mãos na porta da igreja, o pequeno João tinha oito anos de idade. Lutero pertencia à primeira geração da Reforma Protestante, enquanto Calvino era um reformador da segunda geração. Graças ao suor, sangue e lágrimas de Lutero, Calvino herdou um rico legado teológico que ele foi capaz de cultivar.

2. Um profeta e um sistemático

Embora seja verdade que os dois homens são conhecidos por serem grandes mestres da fé cristã, seus diferentes contextos os condicionaram de maneiras distintas. Lutero foi o grande profeta de um novo movimento diante de seus seguidores, abrindo novos caminhos para seus sucessores protestantes. Era natural que ele se caracterizasse por tal fogo e tenacidade irresistível. Calvino, no entanto, veio mais tarde e, portanto, recebeu muito espaço para respirar, necessário para refletir metodicamente as ideias concedidas à igreja cristã por Lutero. Qualquer leitor superficial pode dizer que Calvino é muito mais sistemático em pensamento do que Lutero. Como especialista em Reforma, o Dr. R. Scott Clark disse recentemente: “Calvino e os ortodoxos reformados fizeram um trabalho maravilhoso ao ajudar a colocar as grandes ideias de Reforma de Lutero em um contexto mais abrangente e pactual”.

3. Extrovertidos e Introvertidos

No que diz respeito à personalidade, Lutero era extremamente extrovertido. Ele sempre tinha convidados em casa e adorava estar com as pessoas. Ele conversava, brincava e ria com seus amigos. Calvino, por outro lado, nunca se sentia à vontade no ministério público. Não foi tanto seu amor por seu rebanho que o levou a seu trabalho pastoral em Genebra, mas um senso de dever convincente que surgiu da aterrorizante profecia de William Farel com a maldição: “Que Deus amaldiçoe seus estudos, se no tempo da necessidade, você se recusa a ajudar sua igreja”. Sem a palavra de advertência de Farel, Calvino provavelmente nunca teria pensado em assumir o trabalho pastoral.

4. Lutero, o pastor, e Calvino, o professor

Outra diferença, ligada à personalidade deles, foi a maneira como eles ganharam favores entre as pessoas. O pessoal da fábrica sentia-se oprimido pelo caráter maior que a vida de Lutero. Ele tinha uma presença enorme e era certamente o que chamaríamos de figura "carismática" ou "dinâmica". Multidões reuniram-se a ele devido ao seu jeito. Mas os admiradores de Calvino eram muito mais propensos a elogiar seu intelecto do que sua personalidade. Ele ganhou seguidores porque sua mente estava concentrada apenas na glória de Deus. Enquanto lemos os sermões dos dois homens, as reflexões de Calvino são direcionadas muito mais para o intelecto e a razão do que as de Lutero. Mesmo no púlpito, Lutero sempre foi um homem "de coração", mais preocupado com as criadas e as crianças do que com os médicos de sua congregação.

5. Estatura

Nos retratos que nos foram entregues, há uma clara divergência quando falamos sobre a aparência física de Lutero e Calvino. Lutero, pelo menos nas pinturas de seus anos mais maduros, é corpulento e com peito largo. Ele parece ter sido um "grande homem" dentro e fora do púlpito, como George Whitefield. Sempre há uma centelha de vitalidade nele. Por outro lado, a vida de Calvino foi atormentada por problemas estomacais contínuos, bem como uma série de outras doenças físicas. Ele nos parece um homem bastante frágil, extremamente magro e quase parecido com um cadáver (para usar a descrição do Dr. Martyn Lloyd-Jones). Na verdade, ele só comia uma refeição solitária por dia. A expressão no rosto de Calvino era continuamente sombria, pelo menos quando comparada a Lutero.

6. Justificação ou a glória de Deus?

É verdade que os dois homens eram apaixonados pela recuperação do Evangelho bíblico. No entanto, o prisma pelo qual eles interpretaram o Evangelho não era exatamente idêntico. Lutero colocou a maior parte de sua ênfase na gloriosa verdade da justificação do crente. Sua abordagem soteriológica enfatizou a necessidade subjetiva de fé salvadora e as doces alegrias de confiar em Cristo. Calvino certamente acreditava nisso tanto quanto Lutero; mas ele se esforçou para enfatizar que a justificação da fé só pode ficar em segundo lugar. Em primeiro lugar estava a glória de Deus. A verdadeira maravilha da justificação no pensamento de Calvino não foi que um pecador se viu perdoado de toda iniquidade, mas sim que Deus estava sendo glorificado pela salvação de um transgressor. Enquanto o ponto de partida de Lutero era a fé; o de Calvino foi certamente a graça do Criador / Redentor.

7. A Ceia do Senhor

Um dos tópicos principais durante os primeiros anos da Reforma foi a Ceia do Senhor. Em 1529, Lutero e Zwingli se dividiram sobre o assunto. Apesar da ruptura de Lutero com a interpretação romana da missa, ele mantinha uma visão sacramental do pão e do vinho, que estava totalmente ausente no pensamento de Zwingli. Onde Lutero viu Cristo miraculosamente e realmente presente “nas, com e sob” as formas dos elementos; Zwingli disse que a Ceia do Senhor não passava de um sinal ou símbolo para edificar os santos. De maneira alguma Jesus estava fisicamente presente. Era simplesmente um memorial. Então, de quem Calvino estaria do lado: de Lutero ou de Zwingli? Resposta: de ambos e de nenhum. Ele mediou entre os dois, aceitando que Cristo estava presente espiritualmente na Ceia do Senhor. O que Lutero interpretou como físico; Calvino viu como espiritual no coração dos crentes.

8. Igreja e Estado

Há um importante desacordo entre Lutero e Calvino em relação à relação entre Igreja e Estado. Isso foi sem dúvida devido aos seus contextos sócio-políticos peculiares. Morando na Alemanha Medieval, onde cada estado estava sob o poder de um determinado príncipe, Lutero - como regra geral - ficou muito feliz em permitir que o governo supervisionasse a administração dos assuntos da igreja. João Calvino, no entanto, um ex-graduado em Direito estabelecido no sistema dos lugares mais livre da Suíça se opôs a qualquer interferência do Estado. É a igreja e somente a igreja que deve administrar seus assuntos internos e externos. Tanto a igreja quanto o estado devem permanecer totalmente autônomos um do outro. Calvino também estava mais aberto à ideia de que os crentes transformavam toda a sociedade com os valores das Escrituras, enquanto Lutero sempre se apegava ao seu chamado totalmente religioso e espiritual.

9. Batismo

Mesmo que seja verdade que Lutero e Calvino acreditavam no batismo infantil, seus entendimentos a respeito de sua eficácia eram ligeiramente diferentes. A visão de Lutero sobre o batismo é que é um evento, um sacramento, que realmente salva quem é batizado - seja adulto ou criança. O Espírito Santo é dado a uma pessoa no batismo para que ela possua verdadeira fé em Cristo. O pecado é perdoado, a morte e o diabo são conquistados e a vida eterna é concedida (Catecismo Menor IV). Calvino, apesar de apreciar as ideias de Lutero, viu o batismo como um mero sinal externo pelo qual alguém foi enxertado na igreja visível. Essa entrada na abençoada sociedade do povo de Deus era um presente manifesto da graça. O batismo, para ele, não salva efetivamente ninguém.

10. Lei e Evangelho

O final de nossas dez diferenças entre Martinho Lutero e João Calvino tem a ver com os tópicos quentes da Lei e do Evangelho de Cristo. A discrepância não era tanto uma questão de conteúdo, mas sim de ênfase. Ambos acreditavam no uso civil, pedagógico e normativo da lei; apesar da abordagem de Lutero em relação à lei ser muito mais negativa do que a de Calvino. Ele dividiu-se muito mais nitidamente entre eles do que seu colega francês. Por quê? Porque Lutero colocou sua maior ênfase na Lei como um meio de miséria, condenação e um ministério da morte do qual a humanidade precisava da libertação do Evangelho. Se a verdade fosse dita, Calvino estava tão convencido quanto Lutero dessa verdade; no entanto, ele estava muito mais disposto a sublinhar o aspecto positivo da lei com relação à santificação do crente. Visto que a Lei é uma expressão perfeita da vontade abençoada de Deus, é correto que os santos se regozijem na Lei do Senhor.


Reforma Protestante: As 10 diferenças entre Martinho Lutero e João Calvino publicado primeiro em https://guiame.com.br

Astro da NBA se entrega a Jesus após sobreviver a overdose de cocaína: "Sou um milagre"

Astro da NBA se entrega a Jesus após sobreviver a overdose de cocaína: "Sou um milagre"

Há quatro anos, o jogador profissional de basquete Lamar Odom era basicamente o que ele considera "um homem morto". Uma terrível overdose de drogas em outubro de 2015 deixou o atleta deitado em uma cama de hospital, em coma profundo e respirando apenas com a ajuda de aparelhos.

O vício em cocaína devastou seu corpo e ele sofreu 12 derrames e seis ataques cardíacos enquanto estava em coma.

No domingo passado (27), Odom entrou em uma igreja de Atlanta como um homem saudável e entregou sua vida a Cristo.

"Hoje em dia, estou fazendo o melhor que posso ao andar com o Senhor Jesus. Graças ao pastor Vernon @drravernon, fui salvo na @thewordchurch neste fim de semana. Eu tinha que mostrar a Jesus minha gratidão por me manter vivo!", Escreveu Odom no Instagram na última terça-feira (29).

Sua namorada, Sabrina Parr, aparece na foto ao lado de Odom, enquanto ele levanta as mãos agradecendo a Deus diante da congregação da igreja.

Parr comentou em seu post: "Nada melhor que ser um homem de Deus! Se mantenha avançando na vida, baby!! Se Deus quiser, estarei aqui ao seu lado !!!!".

Odom parece ter feito grandes progressos em sua vida, desde que se recuperou de uma overdose e também do vício em pornografia.

"Estou tentando melhorar", disse Lamar a um operador de câmera da TMZ no aeroporto de Los Angeles em agosto. Parr, que o acompanhava, disse que o atleta também era viciado em sexo.

"Você não pode assistir pornô se é viciado em sexo", disse ela.

Lamar disse no início deste ano que os médicos o chamam de "milagre ambulante".

"Meus médicos dizem que sou um milagre ambulante; eles ficam surpresos pelo fato de eu estar aqui. Eu sempre soube que tinha muita força de vontade. Eu acho que minha vontade é ainda mais forte do que eu pensava. É um testemunho de que Deus é bom. Quando acordei e não conseguia falar nem andar, nunca pensei que estaria aqui", relatou.


Astro da NBA se entrega a Jesus após sobreviver a overdose de cocaína: "Sou um milagre" publicado primeiro em https://guiame.com.br

“Seu único crime é viver o amor inabalável por Jesus”, diz esposa de pastor preso na Índia

“Seu único crime é viver o amor inabalável por Jesus”, diz esposa de pastor preso na Índia

Bryan Nerren, líder dos Ministérios da Casa Internacional de Oração em Shelbyville, nos EUA, foi preso em 5 de outubro, juntamente com outros dois pastores americanos por autoridades indianas.

O pastor Nerren e os dois outros pastores do Tennessee estavam viajando juntos para encontrar outros 10 ministros em Bagdogra, Índia.

Quando desembarcaram em Nova Délhi, tiveram seus passaportes carimbados pelo funcionário da alfândega e não receberam perguntas ou formulários de declaração para preencher. Eles pegaram a bagagem e prosseguiram com a verificação de segurança doméstica para o voo para Bagdogra.

O pastor Nerren estava carregando recursos para cobrir as despesas de duas conferências com 1000 participantes, bem como as despesas dos 13 ministros para a viagem de duas semanas. Quando o agente de segurança viu o dinheiro, chamou um agente da alfândega para avaliar. O pastor Nerren explicou para que eram os fundos e respondeu a todas as perguntas do funcionário.

Os apoiadores de Nerren acreditam que isso fazia parte de uma ação coordenada da polícia.

Pastor Bryan, sua esposa Rhonda e os netos. (Foto: Reprodução/ACLJ)

“O pastor Nerren explicou o objetivo dos fundos e respondeu a todas as perguntas do despachante aduaneiro”, explicou o ACLJ, um dos principais grupos de defesa da liberdade religiosa.

Mas o despachante aduaneiro "perguntou especificamente se o pastor Nerren era cristão e se os fundos seriam usados ​​para apoiar causas cristãs", segundo o grupo. Depois de mais perguntas, Nerren estava livre para partir, mas ficou claro que uma preocupação havia sido registrada pelas autoridades.

Preso por ser cristão

Quando ele chegou a Bagdogra, Nerren foi imediatamente preso e disse que havia violado a Lei de Gerenciamento de Câmbio da Índia. Nerren foi “preso quando desceu do avião em Bagdogra”, disse a ACLJ.

"Em Bagdogra, o pastor Nerren foi preso e transportado para Siliguri, onde foi encarcerado e não recebeu nenhuma visita, inclusive do consulado dos EUA ou de seu advogado", informou a ACLJ.

Depois de seis longos dias na prisão, finalmente foi realizada uma audiência e Nerren foi libertado sob fiança. Infelizmente, confiscaram o passaporte do pastor, detendo-o efetivamente no país. Uma outra data do tribunal foi marcada para 12 de dezembro.

“O pastor Nerren está preso na Índia sem passaporte, dificultando até as tarefas mais comuns”, observou o ACLJ. Ele não pode sair. Ele não pode voltar para casa com sua esposa, filhos e netos que certamente não conseguem entender o que está acontecendo com o avô. Ele não pode cuidar de sua filha com necessidades especiais aqui nos Estados Unidos, que precisa de assistência 24 horas por dia, o que significa que sua esposa é deixada para cuidar dela sozinha, enquanto também se preocupa constantemente com o marido. Toda a sua família está sofrendo com essa injustiça.

“Amor a Jesus”

Em uma declaração ao grupo, a esposa de Bryan, Rhonda, fez um chamado urgente à oração.

"Meu marido não fez nada de errado", disse ela. "Seu único crime é viver seu amor inabalável por Jesus". A esposa perturbada acrescentou que sua filha com necessidades especiais "precisa do pai em casa".

“Por favor, ore por nossa família. Ore pelos corações dos oficiais que têm o poder de devolver o passaporte e deixá-lo voltar para nós. E ore por nossa equipe jurídica na ACLJ, enquanto eles trabalham em nosso nome para trazê-lo para casa.”

De acordo com o Tennessean, o pastor Jim Gore, de Sevierville, um dos que viajaram com Nerren durante o incidente, confirmou que a esposa e o advogado de Nerren se encontraram com os senadores estaduais Marsha Blackburn e Lamar Alexander em Washington, DC na quarta-feira (29) para discutir o caso.

Se você deseja assinar a petição da ACLJ para defender a libertação do Pastor Nerren, você pode fazê-lo aqui.

William Stark, da International Christian Concern, um importante órgão de vigilância de perseguições religiosas com sede em D.C., disse à Faithwire que era sobre Nerren ter sido "aparentemente alvo de oficiais da alfândega depois que lhe foi pedido para revelar sua identidade religiosa".

"Se esta questão é realmente sobre a Lei de Gerenciamento de Câmbio e os fundos que o pastor Nerren estava carregando, por que o pastor Nerren foi questionado sobre sua identidade religiosa e por que a resposta do pastor Nerren teve consequências tão graves?", perguntou Stark.

Stark acrescentou que "se houve um problema com o pastor Nerren e os fundos, então por que isso não foi tratado pelos funcionários da alfândega no aeroporto de Nova Délhi? Por que ele foi autorizado a seguir para um local mais rural, apenas para ser preso na chegada?”

"Se isso realmente é apenas uma violação da Lei de Gerenciamento de Câmbio, as autoridades alfandegárias não deveriam ter resolvido o problema no aeroporto de Délhi confiscando os fundos e / ou fazendo o pastor Nerren preencher um formulário de declaração alfandegária?", acrescentou Stark.

“O pastor Nerren já está sob custódia na Índia há 25 dias. É nossa esperança que ele seja libertado em breve e tenha permissão para retornar à sua família e comunidade da igreja aqui nos EUA”, declarou Stark.


“Seu único crime é viver o amor inabalável por Jesus”, diz esposa de pastor preso na Índia publicado primeiro em https://guiame.com.br

Novos convertidos têm casa destruída por não negarem a Jesus, no Vietnã

Novos convertidos têm casa destruída por não negarem a Jesus, no Vietnã

Como seria saber que, depois de aceitar a Cristo, você perderia sua família, sua casa, seria expulso de sua própria comunidade, sem ter nem mais um meio de subsistência? Para uma família de novos convertidos no norte do Vietnã, essa é a realidade atual deles.

Depois que um amigo compartilhou Jesus com eles e como Cristo operou em sua vida, Thuan* e sua esposa Hien* escolheram também seguir a Jesus, mas com grande risco. O casal mora em uma área do norte do Vietnã, onde acreditar em Jesus, e não nas crenças tradicionais — incluindo o culto aos deuses de seus antepassados — é considerado uma traição não apenas à família, mas também a toda sua identidade étnica.

Alguns dias depois de Thuan e Hien se tornarem cristãos, as autoridades locais chegaram à sua casa e disseram ao casal que deviam voltar a cultuar os deuses de seus antepassados, ou seriam expulsos da vila. As autoridades também pressionaram os parentes de Thuan e Hien a ameaçaram o casal, para força-los a deixarem sua nova fé. Mas Thuan e Hien recusaram.

Como resultado, a família agora vive isolada, rejeitada por sua própria comunidade, depois que o chefe da vila os denunciou publicamente pora causa de da conversão do casal. Até as crianças da vila estão proibidas de interagir com os filhos de Thuan e Hien. A família perdeu tudo porque escolheu seguir a Jesus.

No dia 30 de setembro, um grupo de parentes, moradores e autoridades locais destruiu a casa da família, árvores frutíferas e matou ou roubou seus animais.

Todos os dias, a família de Thuan enfrenta pressão ou perseguição de seus parentes ou moradores. Eles ainda vivem em sua aldeia, mas sua igreja está nos pedindo para ficar com eles em oração.


Novos convertidos têm casa destruída por não negarem a Jesus, no Vietnã publicado primeiro em https://guiame.com.br

Atleta paralímpico glorifica a Deus por recorde mundial: “O plano Dele é o melhor”

Atleta paralímpico glorifica a Deus por recorde mundial: “O plano Dele é o melhor”

O atleta paralímpico Daniel Romanchuk é recordista mundial nas distâncias de 800 e 5000 metros na corrida de cadeira de rodas. Mesmo com diversos títulos no esporte, ele não se define como um atleta de elite, mas sim como um “filho de Deus”.

“A única coisa que aprendi na vida é não tentar fazer demais um plano ou se apegar muito a ele — o plano de Deus pode ser muito diferente, tudo pode mudar amanhã”, disse Daniel à AG News. “Então ore, confie em Deus, Ele tem um plano — Ele sabe onde tudo vai acabar — e confie que Seu plano é o melhor”.

Quando os pais de Daniel, Kim e Stephan Romanchuk, descobriram que seu terceiro filho nasceria com uma espinha bífida — uma malformação na região da coluna vertebral e da medula espinhal que ocorre no início da gestação — foi um momento difícil.

“Ficamos em choque por alguns dias”, disse Kim. “Mas então veio a compreensão e o verdadeiro conhecimento de que isso não era uma surpresa para Deus. Ele usará isso para o bem e, aquilo que não vemos solução, Deus já conhece — nós apenas tivemos que confiar verdadeiramente nisso e entregá-lo a Ele”.

Quando Daniel tinha dois anos, seus pais começaram a apresentá-lo a esportes como basquete em cadeira de rodas e natação. Kim, que era médica em Maryland (EUA), deixou o emprego e passou a dar aulas em casa aos filhos. 

Ela explica que, ao ser educado em casa, cercado pela família e pela igreja, Daniel não foi exposto a muitos preconceitos. Ele cresceu enxergando-se como filho de Deus — não alguém rotulado por uma cadeira de rodas.

No início de 2015, quando Daniel tinha 16 anos, ele fez parte da equipe paralímpica do Rio 2016. Em seguida, Daniel voltou aos EUA e continuou o treinamento em Urbana, em Illinois


Daniel Romanchuk é recordista mundial na corrida de cadeira de rodas. (Foto: Daniel Romanchuk/Facebook)

Seu pastor, Ricky Spindler, tem um grande respeito por Daniel: “Ele é um seguidor de Cristo muito comprometido”, disse. “Ele não se promove de forma alguma. Ele é muito rápido em dar crédito a Deus por todo o seu sucesso”.

Em abril de 2018, o mundo começou a mudar para Daniel, quando ele começou uma ascensão meteórica de atleta de elite a atleta de classe mundial.

“Foi nessa época que, enquanto eu estava sentado na linha de largada das corridas — cerca de 15 minutos — comecei a orar na linha de largada: ‘Seja feita a Sua vontade e toda a glória e honra a Deus’”.

Daniel ficou em terceiro na maratona de Boston e também na maratona de Londres, em abril de 2018. Em outubro de 2018, ele venceu a maratona de Chicago, seguido pela maratona de Nova York menos de um mês depois. Em 2019, ele venceu a Maratona de Boston em 15 de abril, seguido pela Maratona de Londres 13 dias depois, onde foi nomeado campeão mundial.

Com sua crescente fama, Daniel tem feito palestras em escolas, falando sobre perseverança. “[Quero] mostrar às crianças com ou sem deficiência que há esperança, que você não precisa estar em conformidade com os rótulos deste mundo, é meu objetivo”, afirma Daniel. “Quero mostrar a eles que é possível, que há esperança em meio a uma situação que parece muito desesperadora”.


Atleta paralímpico glorifica a Deus por recorde mundial: “O plano Dele é o melhor” publicado primeiro em https://guiame.com.br

A Reforma Protestante

A Reforma Protestante

Hoje, 31 de Outubro de 2019, comemoramos os 502 anos da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero.

Martinho Lutero era um monge agostiniano alemão e professor de teologia que, aos 34 anos, mostrou-se inconformado com os dogmas pregados por sua igreja (católica). Esse despertamento surgiu ao ler sobre a “fé” em Romanos 1.17, passando a entender as verdades da Palavra de Deus de forma diferente do catolicismo.

Por causa disso, Lutero escreveu “95 teses” contrárias ao que estava sendo ensinado pela igreja católica e as afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. Quatro anos depois, Lutero foi excomungado, mas passou a ser seguido pelos que acreditaram naqueles novos ensinamentos, baseados na Palavra de Deus. Dessa forma, nascia a igreja protestante ou evangélica.

As teses de Lutero foram contra diversas práticas católicas, entre elas:

  • Indulgência (compra do perdão parcial ou total dos pecados cometidos; quanto mais pecados, maior deveria ser o pagamento feito à Igreja);
  • Simonia (venda ilícita de objetos espirituais e sagrados);
  • Purgatório (lugar onde as almas dos mortos ficam até purificarem-se antes de chegar ao Paraíso);
  • Penitências (forma de pagar pelos pecados com sacrifícios humanos, ao invés do arrependimento).

Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão (antes escrita em latim) para que todos tivessem acesso às escrituras e contradisse a intermediação humana/religiosa entre o homem e Deus (a fé deve ser o veículo de aproximação do homem a Deus e Jesus o único mediador nesse relacionamento – 1 Tm 2.5).

Os principais pilares do protestantismo são chamados de os “Cinco Solas”: 1) Sola Fide (somente a fé); 2) Sola Scriptura (somente a escritura); 3) Solus Christus (somente Cristo); 4) Sola Gratia (somente a graça); 5) Soli Deo Gloria (glória somente a Deus).

31 de Outubro é mesmo especial, hoje também comemoramos o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Em uma data tão especial como esta, não posso deixar de exaltar a Bíblia Sagrada, nosso manual de regra e fé. O Salmista declara e nós declaramos:

"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119:105)

Uma coisa que tenho certeza é, todas as nossas dúvidas são esclarecidas pela Palavra de Deus. Ela (Bíblia Sagrada) é nosso Manual do Fabricante, não é um livro ultrapassado, é sempre atual e viva.

A Bíblia é para ser lida e entendida, mas principalmente para ser praticada. Quando a sociedade voltar a ter a Bíblia como referencial, teremos uma sociedade muito melhor.

Não perca a oportunidade de ler a Palavra de Deus, não deixe de estudá-la. Se é difícil para você, peça para o Espírito Santo te ajudar, Ele o fará com muito prazer.

Aproveitando esse dia tão especial, compartilha uma porção da Bíblia que sentir em seu coração?

Deus te abençoe e a todos na sua família com uma ótima quinta-feira na presença dEle.

Um abraço do amigo,

Frank Medina.

Por Frank Medina, pastor consagrado, desde 2005, na Igreja Batista O Poder da Palavra, Bacharel em Teologia. Escritor de artigos cristãos/evangélicos desde 2001. Atualmente serve na Primeira Igreja Batista em Mogi das Cruzes (PIB Mogi).

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 


A Reforma Protestante publicado primeiro em https://guiame.com.br

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Jovem troca seu nome por “Jesus Salva” em competição e sobrevive após parada cardíaca

Jovem troca seu nome por “Jesus Salva” em competição e sobrevive após parada cardíaca

Tyler Moon, de 25 anos, tomou uma decisão profética antes de participar da corrida “Medtronic TC 10 Mile 2019”, de 16 quilômetros, que aconteceu em 6 de outubro em Minneapolis, no estado americano de Minnesota.

Tyler, que é especialista em operações de clientes em um comércio local, escolheu usar a frase “JESUS ​​SAVES” (Jesus salva), e não seu próprio nome junto ao número, como identificação. O rapaz acredita que está vivo hoje graças a um milagre que atraiu.

Ex-jogador de futebol americano universitário, Tyler é um cristão devoto. Ele conta que sua crença o motivou a trocar seu nome pela inspiradora mensagem de fé, embora Tyler nunca esperasse que precisaria ser salvo naquele dia depois de sofrer uma parada cardíaca.

"Antes da corrida, meu nome estava originalmente na identificação", disse Tyler em uma entrevista. “Aí eu pensei que era de Deus e que deveria ser uma profissão de fé - e mudei para 'Jesus Salva', para que outros corredores ou alguém da plateia visse que Jesus nos salva para a eternidade."

Mesmo sendo a primeira corrida de 10 milhas de Tyler, ele se sentia confiante, já que treinou durante todo o verão. "Quando a arma disparou, eu me senti muito bem e pronto para ir e ir até o fim [da competição]", disse ele.

Tyler Moon e sua noiva, Amy Greene. (Foto: Reprodução/Tyler Moon)

No dia da corrida, uma manhã de domingo, ele "se sentiu muito bem" depois de tomar o café da manhã, e estava pronto para participar da corrida com sua camiseta laranja dos Wheaties com a identificação presa ao short.

Salvo pelo enfermeiro chamado Jesus

Tyler estava pronto e sentiu-se confiante quando viu sua noiva, Amy Greene, e sua família no local para assistir o evento. No entanto, ele diz que, logo depois disso, caiu de cara no chão.

A partir daquele momento, o jovem coração de Tyler Moon parou, e por por 15 minutos ficou sem bater.

Ironiacamente, um enfermeiro anestesista de Lakeville estava logo atrás dele e rapidamente ajudou a salvar sua vida, ao lado de outro colega e outros profissionais médicos, que se apresentaram.

O enfermeiro anestesista Jesus "Jesse" Bueno ajudou a manter Tyler vivo até que ele pudesse chegar ao hospital, onde seria atendido.

"Obrigado a todos que me ajudaram e obrigado a todos os corredores que pararam e salvaram minha vida", disse ele. "Acredito que Deus colocou todas essas pessoas lá no momento certo e no lugar certo para a Sua glória."

Ajudar aos outros

"Quando eu originalmente coloquei 'Jesus Salva', eu esperava que isso ajudasse as pessoas na corrida e em Minneapolis", disse Tyler. "Eu não tinha ideia de quão longe isso iria e como impactaria o mundo. Isso é algo que eu nunca esperava, mas os planos de Deus são muito maiores do que qualquer coisa que eu possa imaginar".

Agora, ele incentiva todos a ajudarem os outros como ele foi ajudado, "apenas para servir uns aos outros".

Ele disse que aquela identificação agora amassada tinha uma mensagem que era "bastante apropriada" depois do que aconteceu naquela manhã de domingo de outubro.


Jovem troca seu nome por “Jesus Salva” em competição e sobrevive após parada cardíaca publicado primeiro em https://guiame.com.br

Pastores se reúnem para orar por Trump na Casa Branca

Pastores se reúnem para orar por Trump na Casa Branca

Um grupo de pastores de diversas igrejas americanas se encontrou com o presidente Donald Trump na Casa Branca, na terça-feira (29), para orar pelo presidente.

Entre eles Jentezen Franklin, pastor sênior da Free Chapel, com sede na Geórgia; Greg Laurie, da Harvest Christian Fellowship em Riverside, Califórnia; Sam Rodriguez, presidente da National Hispanic Christian Leadership Conference (NHCLC)/CONEL; e Paula White Cain, pastora sênior da megaigreja New Destiny Christian Center, na Flórida.

Rodriguez e Paula Cain têm sido conselheiros espirituais de Trump em diversos momentos da presidência.

O pastor Jentezen Franklin disse que ele e seus colegas pastores "tiveram um ótimo dia na @WhiteHouse com líderes religiosos. Conversamos e oramos com o presidente @realDonaldTrump na sala Roosevelt. Estou agradecido por termos a oportunidade de discutir questões políticas importantes e sempre o presidente nos pede para impormos as mãos sobre ele e orarmos".

O motivo das orações não foi informado por nenhum dos participantes, nem pela Casa Branca.


Pastores se reúnem para orar por Trump na Casa Branca publicado primeiro em https://guiame.com.br

Governo do Estado paga servidores nesta quinta-feira, 31

Com o propósito de quitar a folha de pagamento dos servidores estaduais no dia 1º do mês subsequente ao trabalhado, o Governo do Tocantins paga, antecipadamente, nesta quinta-feira, 31, os salários referentes à outubro. Estão sendo disponibilizados para saques, já nas primeiras horas do dia, R$ 191.117.352,20.

Este é o segundo mês que o Governo liquida a folha de pagamento de forma integral. Para alcançar essa meta foram adotadas várias medidas de ajustes financeiros e, ainda no ano passado, iniciou-se o pagamento em duas etapas. Na primeira, recebiam os servidores com salários de até R$ 3,1 mil e, na segunda, os demais servidores.

Paralelo à manutenção do pagamento integral da folha no dia 1º, o Governo também vem pagando o 13º salário no mês de aniversário do servidor.

O post Governo do Estado paga servidores nesta quinta-feira, 31 apareceu primeiro em Gospel Geral.


Governo do Estado paga servidores nesta quinta-feira, 31 publicado primeiro em https://www.gospelgeral.com.br

Falsos profetas, falsos mestres, grande perigo!

Falsos profetas, falsos mestres, grande perigo!

Muitos teólogos e pregadores leigos estão optando pela modernização, não só da administração da igreja, mas também tentam adaptar a Palavra de Deus às circunstâncias que se apresentam em nossos dias. Vemos diversos líderes tentando manipular os seus seguidores (1 Pe 5.2) procurando engodá-los (Gl 3.1), desviando o seu olhar da pessoa bendita de Jesus Cristo. Alguns mestres e pregadores alegam ser profundos estudiosos da Bíblia, e estes pretensos exegetas que torcem a verdade para o benefício de suas ideias, já há muito tempo foram denunciados pelo apóstolo Pedro (2 Pe 3.16,17).

O erro doutrinário mais perigoso é aquele que se parece com a verdade, pois uma meia verdade não deixa de ser mentira; torcer a Palavra de Deus é uma especialidade do inimigo de nossas almas (Gn 3.4 comparado com Gn 2.17 e Mt 4.3-6 texto aplicado fora do contexto), uma vez que ele é o pai da mentira (Jo 8.44).

O objetivo da verdade é libertar (Jo 8.32,36) e, como toda a verdade é paralela, o objetivo da mentira é escravizar e condenar (Ap 21.27; 22.15).

Em nossos dias não são poucos os que militam para que o povo creia em mentiras (Jr 28.15,16), procurando usar a Palavra de Deus para abalizar suas doutrinas, entretanto, a própria Bíblia testifica que nenhuma mentira é oriunda da verdade (1Jo 2.21).

Em 1 Tm 4.1 a Escritura fala de “espíritos enganadores”, de modo que devemos “provar” os espíritos , isto é, discernir a procedência de determinada doutrina ou manifestação, principalmente se a mesma está de acordo com a Palavra de Deus em sua totalidade, sem isolar textos (1Jo 4.1; 1Co 14.29; Gl 1.6-9 = a palavra grega anathema, significa “maldito, maldição”).

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha porque o próprio satanás, se transfigura em anjo de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras”.  2 Co 11.13-15

Por Roberto Cruvinel, pastor da Igreja AD Pleroma e O Brasil para Cristo, mestre em Teologia, especialização em Filosofia Cristã, Professor de grego bíblico - Diretor da Escola Teológica Pr. Virgílio dos Santos Rodrigues.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


Falsos profetas, falsos mestres, grande perigo! publicado primeiro em https://guiame.com.br

Casa Worship lança o clipe "Atraídos Pelo Fogo"

Casa Worship lança o clipe "Atraídos Pelo Fogo"

No último domingo (27), o ministério Casa Worship lançou o vídeo do single "Atraídos Pelo Fogo".

Após o sucesso do single "A Casa é Sua" , considerada a música gospel do ano, com mais de 70 milhões de views, em apenas cinco meses de lançamento, o grupo espera que este novo single também alcance grande repercussão.

"Atraídos Pelo Fogo" é uma composição de Julliany Souza e Felipe Rodrigues, a produção do projeto foi dirigida por Athila Moura e Helena Albernaz e a direção executiva ficou por conta do Léo Brandão

"A música é crescente e retrata muito bem esse novo tempo que estamos vivendo no Brasil como Igreja, de renovo e de uma nova geração na música cristã", afirma Julliany Souza.

Confira "Atraídos Pelo Fogo", clicando no vídeo acima.


Casa Worship lança o clipe "Atraídos Pelo Fogo" publicado primeiro em https://guiame.com.br

Ex-homossexuais reivindicam sua existência e seus direitos: “Não nos discriminem”

Ex-homossexuais reivindicam sua existência e seus direitos: “Não nos discriminem”

Enquanto os candidatos à presidência dos EUA discutem os direitos LGBT e as leis de censura ao aconselhamento, os cristãos que deixaram a vida a homossexualidade dizem que são informados de que não existem e têm seus direitos de aconselhamento de apoio proibidos.

Para reivindicar seus direitos, um grupo, formado por homens e mulheres que não se identificam mais como LGBT, incluindo dois sobreviventes dos tiros na boate Pulse em Orlando, está em Washington DC, para dizer aos candidatos, à mídia e aos políticos que “parem de negar sua existência e protejam as suas liberdades”.

Propostas coercitivas como H.R. 5 (a chamada "Lei da Igualdade") e H.R. 3570 (A Lei de Prevenção de Fraudes em Terapia) promovem apenas uma ideologia e forçam apenas um estilo de vida como caminho a seguir, dizem eles.

Esses homens e mulheres, que optaram por abandonar o estilo de vida LGBT, contam que diariamente enfrentam discursos de ódio, protestos e discriminação simplesmente por expressar suas opiniões ou compartilhar suas histórias de vida.

A Amazon removeu seus livros, os estados fecharam suas opções de aconselhamento e suas igrejas recebem protestos quando se reúnem. Por isso eles dizem que seus direitos humanos básicos estão sendo negados.

Em seu favor, eles citam o Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma: "Todo mundo tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade, sozinha ou em comunidade com outras pessoas e em público ou em privado, para manifestar sua religião ou crença no ensino, na prática, no culto e na observância".

Movimento Changed

Fundadores do Movimento CHANGED (Mudado) fizeram declarações sobre o que o grupo reivindica.

A ex-lésbica Elizabeth Woning cofundadora do movimento diz:

"Hoje existe uma força crescente que está corroendo as proteções históricas dos Estados Unidos pela liberdade. Pessoas que buscaram e obtiveram sucesso na mudança de seus desejos sexuais (longe da atração pelo mesmo sexo) sempre existiram, mas hoje estamos sendo censurados e as avenidas que usamos ​​para cuidados com a saúde emocional estão sendo fechadas. Nossas vozes expõem o rosto irado e desumano desse perigoso movimento ideológico".

Ken Williams, cofundador do grupo, conta que foi “atormentado por tendências suicidas porque não queria viver a vida que minha atração pelo mesmo sexo estava me levando”.

Ele diz que a terapia de conversação que recebia de um conselheiro profissional salvou sua vida. “Meus desejos sexuais mudaram, agora tenho casado há 13 anos com minha esposa. Temos quatro filhos juntos. Estou conectado a milhares de pessoas através do Movimento CHANGED, da Marcha da Liberdade e de outros grupos que deixaram o LGBTQ para trás”.

Williams revela a condição emocional de muitos indivíduos LGBT. “Muitos de nós éramos suicidas, pois vivenciamos relacionamentos conturbados, problemas de abandono e, às vezes, abuso físico ou sexual”, revela.

Segundo o grupo, listas como HR 5 e HR 3570 promovem apenas uma ideologia e forçam apenas um estilo de vida como caminho a seguir. “Mas muitos de nós, ex-gays, não encontramos satisfação em nossos relacionamentos homossexuais, por isso, projetos de lei como esses ameaçam nossa segurança, autonomia e busca da felicidade”, explica Williams.

Ele diz que a comunidade de ex-gays é ignorada, mas que essas pessoas “existem!”.

“Muitas escolhem, por um motivo ou outro, deixar uma vida LGBT para trás. É assustador imaginar uma América onde a ideologia do governo controla a opção das pessoas, que terapia eles podem ou não receber, que identidade sexual devem ter ou que crenças religiosas podem seguir”, declara.

“A América deveria ser a terra dos livres e o lar dos corajosos. Espero que nossos líderes do governo não permitam que nossa super minoridade seja oprimida na América", diz.

O latino-americano Luis Ruiz, sobrevivente do tiroteio da boate Pulse, ex- homossexual diz que

"Se a 'Lei da Igualdade' e a 'Lei de Prevenção de Fraudes Terapêuticas' se tornarem lei, não seremos capazes de construir nossa organização, a Identidade Sem Medo, que traga esperança e entendimento às comunidades LGBTQ e à igreja através da educação e do ensino bíblico. Nós apoiar um ambiente livre de julgamento para qualquer pessoa que queira buscar mudanças, e a liberdade de fazê-lo sem medo de represálias ou ações judiciais, porque a mudança do LGBTQ é possível ".

Jim Domen, pastor e fundador da Church United na Califórnia, também ex-gay alega que "alterar a Lei dos Direitos Civis usurparia os direitos de incontáveis ​​americanos que não são LGBT ou que não concordam com o estilo de vida por causa de crenças religiosas”.

Ele fala que a HR 3570 proíbe a escolha da direção terapêutica de um paciente. “Escolhi não ser gay e meus terapeutas me ajudaram a afirmar a direção que escolhi para a heterossexualidade e esse projeto negaria a alguém esse direito”, diz.


Ex-homossexuais reivindicam sua existência e seus direitos: “Não nos discriminem” publicado primeiro em https://guiame.com.br

Ex-bruxo incentiva igrejas a não celebrarem, mas evangelizarem no Halloween

Ex-bruxo incentiva igrejas a não celebrarem, mas evangelizarem no Halloween

Com a proximidade do Halloween, que é celebrado por muitos nesta quinta-feira (31), em diversas partes do mundo, algumas igrejas acabam aderindo ao costume ou realizam eventos "alternativos", inspirados de alguma forma pela ocasião. Por isso, quando se trata de celebrar o Halloween, há um crescente debate dentro da igreja sobre se há problema ou não dos cristãos celebrarem festividade ou não.

No episódio desta semana do programa da agência cristã de comunicação CBN News, 'Prayer Link', o ex-bruxo, que já foi considerado um 'sumo sacerdote satânico', John Ramirez, compartilhou algumas das coisas que ele praticou no Halloween, incluindo um casamento demoníaco.

"Sacrifícios de animais, rituais e muitas pessoas que eram adoradoras de demônios, médiuns, bruxos e bruxas vieram ao meu casamento porque eles foram capazes de canalizar demônios e principados através de seus corpos para batizar e 'abençoar' meu casamento", explicou Ramirez.

O ex-satanista (que hoje se dedica a pregar o Evangelho) também refutou a ideia de que "não há mal nenhum em cristãos celebrarem o Halloween".

"Como é que vamos estar em um lugar para saudar e honrar o diabo quando outubro é o mês da bruxaria? Eu vivi isso por 25 anos", disse Ramirez. "Eu pratiquei isso por 25 anos. Então, você sai do seu lugar, mesmo sem nunca ter acendido uma vela, sacrificado animais, bebido sangue de animais... sem nunca ter se assentado com o diabo e vem me dizer que Halloween é bom? Eu acho que você vive uma ilusão como crente".

Ramirez também se opõe a igrejas que celebram 'eventos alternativos' ao Halloween, incluindo festivais de colheita. Ele encoraja os cristãos a usarem o dia para se concentrarem no evangelismo e na oração.

"Se eu fosse o pastor de alguma dessas igrejas, faria algo para atrair as pessoas, faria talvez uma produção que atraísse pessoas, para mostrar o gráfico e a grosseria do lado sombrio do Halloween, depois mostrar a redenção de Jesus Cristo e então faria um apelo, um convite ao altar", disse ele.

"Mas por que eu traria doces e abóboras para a igreja?", ele acrescentou. "Você também pode dizer ao diabo para entrar e se juntar a você. É isso que você está fazendo. Você está convidando o diabo para sua igreja. Você está convidando o diabo para participar de sua congregação, seu rebanho, seus filhos".

"Eu não me importo se você está vestindo seus filhos como Noé ou Abraão, você está mudando a identidade deles, porque é a corda que o liga ao inimigo que você está comemorando de alguma forma. Mas indiretamente você está comemorando algo que é tão demoníaco que não pode colocar um dedo nele", explicou Ramirez.


Ex-bruxo incentiva igrejas a não celebrarem, mas evangelizarem no Halloween publicado primeiro em https://guiame.com.br

Capelão conta como uma Bíblia ilegal o tirou do comunismo: "Eu a lia escondido"

Capelão conta como uma Bíblia ilegal o tirou do comunismo: "Eu a lia escondido"

O capelão da marinha australiana, Miroslav Velebir, nasceu e foi criado na Tchecoslováquia, antigo país comunista (desde 1993 houve a separação, transformando-se em República Checa e a Eslováquia).

Em seu país natal não havia uma tradução integral da Bíblia disponível em eslovaco, sua língua materna.

Os cristãos eslovacos tiveram algumas traduções feitas anteriormente, mas a maioria deles estava significativamente ausente, linguística ou teologicamente. No entanto, Miroslav diz que todos eles sabiam que um grupo de estudiosos estava trabalhando em uma nova tradução completa em sua língua e aguardavam ansiosamente sua chegada.

Até chegar esse dia, Miroslav, então adolescente, simplesmente se contentava com uma pequena cópia ilegal do Novo Testamento que ele lia secretamente debaixo da mesa na escola primária.

E foi esse o caminho que tirou Miroslav do comunismo e o levou para o ministério pastoral e da capelania.

Dificuldades no comunismo

Sob o regime comunista, a Igreja Evangélica da Confissão de Augsburgo na Eslováquia só era oficialmente autorizada a publicar duas publicações cristãs por ano.

Até esses dois textos escolhidos foram cuidadosamente verificados quanto a mensagens subliminares e censurados pelo Ministério da Cultura e pela polícia secreta do governo.

Consequentemente, a maior parte de sua literatura cristã - como o pequeno Novo Testamento de Miroslav - foi impressa no exterior e contrabandeada para o país.

Eles foram impressos sem o reconhecimento da editora e, geralmente, com apenas um título e autor exibidos - e nada mais. Se o autor era checoslovaco, também não havia nenhum autor impresso.

"Era mais seguro assim", explica Miroslav.

Alguns anos depois, ele encontrou seu Novo Testamento ilegal bem encaixado no bolso de seu uniforme do exército enquanto servia seu serviço militar obrigatório.

A antiga Bíblia de Miroslav Velebir. (Foto: Reprodução/Eternity)

“Eu li em todos os lugares possíveis e impossíveis, como ficar diariamente em filas para almoços e jantares; em exercícios secretos do exército na fronteira alemã com os generais russos à vista; me escondendo atrás da chaminé no telhado do quartel do exército, enquanto eu me escondia dos meus deveres para passar dez minutos orando com meu colega soldado cristão”, lembra Miroslav.

Ele achou a Bíblia um começo de conversa perfeito com outras pessoas que lhe perguntaram o que ele estava lendo.

“Eu até li para o oficial que era o segundo no comando de todo o quartel, que me chamou para ajudá-lo a digitar alguns documentos secretos. Depois que eu fiz o trabalho, ele continuou fazendo muitas perguntas sobre minha fé e por uma hora e meia ele ouviu atentamente”, conta.

“Ele nunca tinha ouvido o Evangelho antes. Eu aproveitei qualquer oportunidade para compartilhar seu conteúdo com curiosos”, diz Miroslav. "Esse pequeno Novo Testamento tem ajudado muitos em seus anos.”

Novo Testamento confiscado

Miroslav quase perdeu o livro precioso quando foi confiscado, depois que seus livros foram publicados. No entanto, ele foi devolvido depois que a mãe de Miroslav escreveu às autoridades e as convenceu com sucesso de que estava controlando o comportamento da parte do estado para que fosse adotado.

O estado estava sempre querendo evitar a acusação de estar controlando, diz Miroslav. Ele era "repressivo, mas não controlador", esclarece.

No entanto, mesmo com seu fiel Novo Testamento, Miroslav estava sempre esperando o dia em que receberia uma tradução de toda a Bíblia em sua língua materna.

“Demorou um pouco para chegar até nós”, lembra ele. “Ela foi impressa pela Sociedade Bíblica na Coreia do Sul e levada à nossa fronteira, mas o governo comunista não estava tão interessado em deixá-la entrar em nosso país”.

Miroslav conta que “caminhões com 30.000 Bíblias - de memória, esse foi o número impresso no início - foram mantidos por várias semanas na fronteira alemã com a Tchecoslováquia”.

“Somente após inúmeras intervenções e pressão de nossos amigos e cristãos do exterior, os caminhões foram deixados entrar. Eu consegui minha primeira Bíblia em 1979, aos 17 anos", lembra.

Estudos bíblicos

Uma vez em seu poder, Miroslav diz que embarcou em uma vida de estudos bíblicos vorazes, lendo sua Bíblia de capa a capa.

Depois da escola primária, Miroslav começou estudos teológicos, embora isso não fosse algo simples. O diretor da escola, que normalmente assinaria a inscrição de um aluno para estudos superiores, rasgou sua inscrição. Mas Miroslav perseverou, entrando em contato com a faculdade e recebeu uma solicitação como cidadão particular.

“Mesmo antes de ser aceito no seminário teológico, onde começava a aprender as línguas bíblicas originais, li toda a Bíblia três vezes e meu Novo Testamento cinco vezes”, diz.

Desde então, Miroslav teve que mudar a capa de sua Bíblia algumas vezes e recuperá-la, porque começou a desmoronar. “Ainda é minha Bíblia favorita, pois me lembra aqueles momentos maravilhosos em que estávamos sob a propaganda e perseguição comunistas. Foram tempos de crescimento real, dificuldades e muita alegria por serem considerados, pelo menos moderadamente, um pouco sofridos por nosso Senhor Jesus”, conta.

Miroslav diz que “não tínhamos isso [como algo] tão mal e sempre estávamos atentos a milhões de pessoas que pagam um preço - mesmo o sacrifício final da morte - em muitos lugares do mundo.”

Jan (John) Velebir, pai de Miroslav, está aposentado e tem 87 anos. Ele compartilha a paixão de Miroslav pela Bíblia e a leu de capa a capa 53 vezes.

Jan era um pastor luterano sob o regime comunista. Como todos os pastores, ele era um funcionário do estado no Ministério da Cultura para que o estado pudesse controlar - "reprimir" - suas atividades. Como impedimento, os pastores foram mal pagos (cerca de metade do salário mínimo).

Ministério

Miroslav tornou-se pastor em 1986 e trabalhou em seu país natal até 1991, quando sua primeira esposa faleceu e ele se mudou para Melbourne, na Austrália.

Em 2006, ele foi para a cidade australiana de Perth, onde começou a falar inglês e passou 11 anos pastoreando uma igreja lá. Ele se casou novamente e tem sete filhos e oito netos.

Viver na Austrália após sua infância comunista apenas fortaleceu a paixão de Miroslav pela Bíblia.

“Depois de migrar para a Austrália, percebi que a escravidão do consumismo e a prosperidade oferecidas pelo estilo de vida ocidental significam que muitas pessoas nunca conseguem realmente entender o verdadeiro preço de ser um discípulo de Jesus”, diz Miroslav.

“É muito mais difícil ser cristão quando a vida é tão fácil e confortável. Como as pessoas aqui podem entender: 'Quem perde a vida por mim e pelo Evangelho'?”, questiona. "Minha Bíblia me lembra disso o tempo todo."

Em 2017, Miroslav juntou-se às forças de defesa australianas como capelão da Marinha porque, em suas próprias palavras, "ele estava quase pronto para a aposentadoria".

Mas conversar com o homem de 58 anos deixa claro que a capelania não o impediu de fazer o que mais ama: compartilhar a Bíblia com outras pessoas.

"Passo 95% do meu tempo lidando com não-cristãos", ele diz. "Eu dei 40 a 50 Bíblias."

“Encontrei recentemente um não-cristão cujo avô estava doente e tivemos uma conversa sobre a vida e a morte. Quarenta minutos depois, ele deu sua vida ao Senhor”, ele diz, encolhendo os ombros e erguendo as mãos para cima.

Sua mensagem é clara como um sino. Miroslav obviamente acha que tem o melhor emprego do mundo. "Quem não gostaria desse emprego?", ele pergunta com o gesto.


Capelão conta como uma Bíblia ilegal o tirou do comunismo: "Eu a lia escondido" publicado primeiro em https://guiame.com.br